Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), fez mais uma vez críticas em relação à elevação dos juros pelo Banco Central (BC). O petista também mencionou o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, usando a expressão “esse cidadão que ninguém sabe quem botou lá”. Declaração ocorreu durante o programa “Conversa com o Presidente”, nesta terça-feira (27).
“Ontem fiquei indignado, ontem eu estava discutindo o Plano Safra. O Plano Safra será R$ 364 bilhões, há uma média de 10% de juro ao ano. É caro, é muito caro, esse juro poderia ser mais barato. Mas é que tem um cidadão no Banco Central, que a gente não sabe quem pôs ele lá, que traz um juro de 13,75%”, disse Lula, em nova crítica a Campos Neto.
“Vou conversar com o Haddad, com os presidentes dos bancos, para saber como a gente está lesando o povo pobre nisso. A gente está dando como garantia a folha de pagamento e ele [trabalhador] ainda paga mais caro que o empresário pelo empréstimo. O cara vai ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], pega empréstimo a 14% ao ano. É muito caro, é um roubo, mas é metade do que paga o crédito consignado, que dá garantia. Não tem como dar cano, porque desconta na folha”, disse o petista.