Destaques

Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do STF

Nesta quinta-feira (3), Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), preenchendo a vaga que havia ficado em aberto após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, em abril. Com apenas 47 anos, Zanin poderá ocupar o cargo por quase três décadas, até atingir a idade de 75 anos em 2050.

A cerimônia de posse, que contou com a presença de cerca de 350 convidados, foi aberta pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, que formalizou a entrada de Zanin na Corte. Em uma quebra de protocolo, a magistrada fez uma breve saudação de boas-vindas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em seguida, o hino nacional foi tocado pela Banda de Música dos Fuzileiros Navais de Brasília. Ao adentrar o plenário, Zanin foi acompanhado pelos ministros mais antigo e mais novo do STF, Gilmar Mendes e André Mendonça, respectivamente, e recebeu aplausos. O novo ministro então prestou seu juramento de posse e assinou o termo lido pelo diretor-geral do STF.

Além da presidente do STF e do novo ministro, estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, bem como outros convidados pessoais do novo ministro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile