Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

eduardo braga
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Destaques

Reforma tributária: o que muda para empresas e consumidores

A reforma tributária proposta pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) não permitirá aumento dos impostos superior à média dos últimos dez anos. O relator da PEC 45/2019 apresentou seu relatório nesta quarta-feira (25) e prevê que a proposta seja votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 7 de novembro. Em seguida, o texto será analisado no Plenário do Senado.

De acordo com Braga, o relatório estabelece um teto de arrecadação para os novos tributos que substituirão os extintos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins). O teto será calculado com base na média da receita dos impostos extintos entre 2012 e 2021, apurada como proporção do produto interno bruto (PIB). Se a arrecadação dos novos tributos exceder o teto, a alíquota de referência será reduzida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

— Vamos implantar o CBS nos quatro primeiros anos. No quinto ano, será auferido a carga arrecadada e comparada com a referência da média dos últimos dez anos. Se tiver extrapolado, ajusta para baixo. Da mesma forma no IBS — explicou Braga.

O relatório de Braga foi protocolado oficialmente na CCJ. O presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP), deve dar vistas para que os demais senadores conheçam o texto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A PEC transforma cinco tributos em três: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo. Cada novo tributo terá um período de transição.

A reforma tributária brasileira proposta pelo governo federal prevê a substituição de cinco tributos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um imposto sobre valor agregado (IVA) federal, outro estadual, pelo imposto seletivo e por uma CIDE.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O período de transição para unificar os tributos vai durar sete anos, entre 2026 e 2032. A partir de 2033, impostos atuais serão extintos.

A cobrança dos tributos passaria a ser feita no destino, onde os produtos e serviços são consumidos. Isso aconteceria após um período de transição de 50 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os IVAs federal, e estadual mais municipal, passariam a ser não cumulativos. Isso significa que, ao longo da cadeia de produção, os impostos seriam pagos uma só vez por todos os participantes do processo.

O futuros IVAs, que substituirão os tributos atuais (PIS, Cofins, ICMS e ISS), incidirão somente sobre o preço do produto, sistema conhecido como “por fora”. No sistema atual, com impostos cobrados “por dentro”, o ICMS estadual incide sobre o próprio ICMS e, também, sobre o PIS/Cofins.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Principais mudanças

  • Substituição de cinco tributos por dois IVAs e um imposto seletivo: O objetivo é simplificar o sistema tributário brasileiro, que é considerado complexo e burocrático.
  • Cobrança de impostos no destino: Isso evitaria a guerra fiscal entre os estados, que atualmente competem para atrair investimentos oferecendo alíquotas de ICMS mais baixas.
  • Cobrança de impostos não cumulativos: Isso reduziria a carga tributária para as empresas, que atualmente pagam impostos sobre impostos ao longo da cadeia de produção.
  • Cobrança de impostos sobre o preço do produto: Isso tornaria a tributação mais transparente para os consumidores.

Outras mudanças

  • Cashback para famílias de baixa renda: O governo federal prevê a criação de um programa de “cashback” para famílias de baixa renda, que receberiam parte do imposto pago de volta.
  • Taxação de aeronaves e embarcações de luxo: O Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA) passaria a ser cobrado de aeronaves e embarcações de luxo.
  • Cobrança do ITCMD de forma progressiva: O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) passaria a ser cobrado de forma progressiva, de acordo com o valor da herança ou da doação.
  • Atualizações do IPTU por decreto: As prefeituras poderiam atualizar a base de cálculo do IPTU por meio de decreto, partindo de critérios definidos em lei municipal.
  • Fundo de desenvolvimento regional: O texto prevê, a partir de 2029, um valor progressivo para o fundo de desenvolvimento regional dos estados até atingir o patamar anual de R$ 60 bilhões em 2043.
  • Comitê Gestor: O texto contempla um Comitê Gestor formado pelo governo federal, estados e municípios para assegurar a divisão correta dos recursos arrecadados.
  • Tratamentos diferenciados para alguns setores: A proposta traz tratamentos diferenciados para alguns setores, como combustíveis e lubrificantes, serviços financeiros, operações com bens imóveis, planos de assistência à saúde e concursos de prognósticos (como as loterias) e compras governamentais.
  • Redução de alíquotas para alguns setores: A reforma tributária traz vários setores beneficiados com alíquotas menores de tributos sobre o consumo, entre eles serviços de transporte público coletivo urbano, medicamentos, serviços de saúde, serviços de educação, e produtos agropecuários, entre outros.

Consequências

O principal objetivo da reforma é simplificar e facilitar a cobrança dos impostos. Essa medida é considerada fundamental para destravar a economia e impulsionar o crescimento do país e a geração de empregos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Investidores reclamam do elevado número de tributos e da complexidade do sistema tributário brasileiro. Eles avaliam que isso afasta investimentos. Com o IVA, haveria uma legislação única.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Entretenimento

Vestindo um elegante traje preto, a icônica Madonna deu início ao seu espetáculo no Rio de Janeiro com “Nothing Really Matters”, uma música que...

Brasil

Neste sábado (4), o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi atingido por fortes chuvas, resultando em uma tragédia....

Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi liberado após receber tratamento em um hospital de Manaus na manhã deste sábado (04). A equipe médica relatou...

Brasil

Um incêndio atingiu um posto de gasolina na tarde deste sábado (4) na zona norte de Porto Alegre, em meio às enchentes que assolam...

Brasil

Um bebê de dois anos foi resgatado de helicóptero por militares do Exército Brasileiro, na tarde de sexta-feira (3), em Bom Retiro do Sul,...

china china

Últimas Notícias

Em um comunicado publicado neste sábado, um dia após apresentar sua classificação mundial da liberdade de imprensa para este ano, Repórteres Sem Fronteiras (RSF)...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Em um gesto comovente de solidariedade, na noite deste sábado (4), dezenas de voluntários em Canoas se uniram para formar um “cordão humano” e...

Brasil

Durante a concentração para o show de Madonna no Rio de Janeiro, um suposto ladrão foi  agredido. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram...

mega-sena mega-sena

Brasil

A Mega-Sena 2720, que sorteava um prêmio de R$ 28.393.381,84 milhões, não teve ganhadores neste sábado (4). Apesar da grande expectativa, ninguém acertou os...

Janja vídeo Amazônia Times Square Janja vídeo Amazônia Times Square

Últimas Notícias

O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, desmentiu na tarde deste sábado os rumores sobre a presença da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida...

São Paulo

Em meio ao caos e à destruição causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, um raio de esperança surgiu na forma de...

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta sábado (4) pedindo que a população evite o uso de drones nos...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit