Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Destaques

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina: ‘Hoje começa uma nova era’

Javier Milei tomou posse como presidente da Argentina neste domingo (10), às 11h56, na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional.

“Hoje enterramos décadas de fracassos, lutas internas e disputas sem sentido, que a única coisa que conseguiram foi destruir o nosso querido país e deixar-nos na ruína”, disse o novo presidente da Argentina.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Hoje começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso”, disse Milei ao proferir seu primeiro discurso como presidente às portas do Congresso, após ter prestado juramento de posse perante a Assembleia Legislativa.

O juramento foi prestado pela vice-presidente cessante Cristina Kirchner, enquanto os presentes gritavam “Liberdade, liberdade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente cessante Alberto Fernández foi o responsável por entregar os atributos presidenciais – a faixa e a bengala – ao novo presidente Javier Milei.

Após essa etapa, Fernández e Milei assinaram a ata correspondente juntamente com o Tabelião Geral da Nação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes de ingressar na Assembleia Legislativa, Milei assinou o livro de honra do Congresso Nacional com a arenga “Viva a Liberdade, droga”.

Acompanhado pela vice-presidente cessante Cristina Kirchner, Milei entrou no Salão dos Passos Perdidos para assinar os livros de honra, como ocorre em cada substituição presidencial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao seu lado, a agora nova vice-presidente, Victoria Villaruel, escreveu no outro livro: “Tudo pela Argentina, Victoria”.

Em seguida, Milei e Villaruel olharam o original da Constituição Nacional e dirigiram-se à Câmara dos Deputados para prestar juramento, como é obrigatório, perante a Assembleia Legislativa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Assembleia Legislativa do Congresso Nacional começou a deliberar às 11h15. A vice-presidente Cristina Kirchner abriu a reunião plenária de deputados e senadores que acontece na Câmara dos Deputados, em cerimônia que conta com convidados especiais, embaixadores, representantes da Justiça e das Forças Armadas, entre outros.

Os camarotes superiores estavam ocupados por familiares e convidados especiais e ali podiam ser vistos os pais de Milei e sua companheira Fátima Flores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao abrir a sessão, Fernández de Kirchner pediu ao novo chefe da Câmara dos Deputados, Martín Menem, que hasteasse a bandeira nacional e depois convocou a formação das comissões interiores que receberão Milei na Sala Azul, e as comissões exteriores. receber o presidente eleito na esplanada com vista para a Avenida Entre Ríos.

Entre as delegações estrangeiras, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, também está presente em uma das bandejas localizadas ao lado do Estado; o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky; o embaixador dos Estados Unidos, Marc Stanley; e o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, entre outros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Da mesma forma, a juíza federal de San Isidro Sandra Arroyo Salgado foi localizada em um dos camarotes junto com suas duas filhas.

Também estarão presentes o chefe do Governo de Buenos Aires, Jorge Macri; os governadores de Entre Ríos, Rogelio Frigerio; de Mendoza, Alfredo Cornejo; e de Buenos Aires, Axel Kicillof; ex-presidente Eduardo Duhalde, representantes do Poder Judiciário e membros do corpo diplomático.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entre os ministros designados estão a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino; a Ministra do Capital Humano, Sandra Pettvello; o Ministro do Interior, Guillermo Francos; e o Chefe de Gabinete, Nicolás Posse, entre outros.

Da mesma forma, Zulemita Menem, prima do presidente da Câmara dos Deputados, Martín Menem, foi localizada em outro dos camarotes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Aos 53 anos, o líder libertário alcançou o cargo de primeiro-ministro após uma carreira política meteórica que começou há apenas dois anos, quando foi eleito deputado nacional pela força que criou, La Libertad Avanza (LLA).

Milei foi a candidato mais votado nas primárias de agosto com 29,86% dos votos; Depois, nas eleições de outubro ficou em segundo lugar com quase 30% e no segundo turno de novembro venceu com 55% dos votos, 11 pontos acima do candidato oficial Sergio Massa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com um discurso centrado na luta contra a “casta”, na redução de impostos e na reforma do Estado simbolizada na figura da “motosserra” com que fez campanha, Milei tomará posse perante um Congresso no qual deverá procurar – a partir de segunda-feira – construir maiorias que lhe permitam aprovar um pacote de leis que considera fundamentais para a sua gestão, e para as quais convocará sessões extraordinárias durante o verão.

Um diferencial substancial do dia será a ausência de mensagem aos legisladores reunidos no Congresso: após a posse, o Presidente sairá para a escadaria do prédio e de lá fará seu primeiro discurso, diante do que ele espera que haja uma multidão de seguidores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Gabriela Hardt

Últimas Notícias

Nesta terça-feira (16), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) emitiu uma nota expressando “preocupação” em relação à recente decisão de afastamento cautelar de juízes...

Mundo

O gabinete de guerra de Israel se reuniu na segunda-feira para discutir como responder ao ataque aéreo sem precedentes do Irã, sem irritar os...

Glauber Braga Glauber Braga

Política

Na tarde desta terca-feira (16), o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) discutiu e tentou partir para cima do seu colega Kim Kataguiri (União Brasil-SP)....

São Paulo

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, desencadeou a Operação Muditia, resultando na apreensão...

Destaques

Os Correios divulgaram hoje, terça-feira (16), detalhes sobre o próximo concurso público da estatal, que visa preencher cargos de nível médio e superior. Segundo...

Colmeia Mágica Vila Formosa SP Colmeia Mágica Vila Formosa SP

São Paulo

Um novo inquérito da Polícia Civil de São Paulo revelou que pelo menos 37 crianças sofreram torturas e maus-tratos na creche Colmeia Mágica, na...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Na tarde desta terça-feira (16), uma situação inusitada chocou funcionários e clientes de uma agência bancária em Bangu, na Zona Oeste do Rio de...

UPBus UPBus

Últimas Notícias

Na manhã desta terça-feira (16), o juiz Leonardo Valente Barreiros, da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores...

Brasil

Na tarde desta terça-feira (16), funcionários de uma agência bancária em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, relataram suspeitas em relação à conduta...

Moraes Moraes

Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, emitiu uma ordem nesta terça-feira (16/4), exigindo que os representantes da empresa X (anteriormente...

Brasil

Uma tragédia abalou Campinas (SP), onde uma jovem de 18 anos, Ariane, foi brutalmente assassinada por um homem mais velho após encerrar um relacionamento...

São Paulo

Na segunda-feira (15), Marcos Vinicius Paulino, trabalhador rural de 27 anos, revelou ao delegado João Delfino de Souza, em Caconde (SP), não sentir arrependimento...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit