Nesta quarta-feira (22), o Procon-SP disse que a resposta da Itapemirim Transportes Aéreos ao questionamento sobre a suspensão dos seus serviços e providências para os consumidores afetados não foi satisfatória. A empresa disse que a data de retomada das atividades será em 17 de fevereiro de 2022.
O Procon disse que multará a Itapemirim. “Diante da gravidade da situação, a empresa deve dar uma solução imediata aos passageiros – seja a realocação em outro voo ou a devolução dos valores. A equipe de fiscalização aplicará multa e estão sendo analisadas providências no âmbito criminal.” disse o comunicado do Procon.
A multa, que pode chegar a R$ 11 milhões, será aplicada diante do desrespeito aos consumidores.
O cancelamento dos voos afetou mais de 133 mil passageiros, conforme a resposta da empresa, considerando viagens de ida e volta no período de 17 de dezembro a 17 de fevereiro.
Segundo a Itapemirim, a suspensão ocorreu por problema causado por empresa terceirizada — a qual prestava serviços técnicos operacionais de atendimento de rampa nos aviões, atendimento a passageiros e serviços de operação de carga. Inicialmente, a empresa manteria as operações até 10 de janeiro de 2022, mas em 17 de dezembro ordenou que todos os seus colaboradores abandonassem os postos de trabalho.
O Procon pede que os consumidores guardem todos os documentos sobre o caso, como bilhete aéreo, comprovante de pagamento e eventual comunicação com a empresa. Devem também manter os recibos que demonstrem os prejuízos que tiveram em decorrência do cancelamento — gastos com transporte, alimentação, comunicação, hospedagem, entre outros.
As reclamações podem ser registradas no site do Procon-SP.