Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (14), o Banco Central (BC) informou que 20.561.481 clientes, pessoas físicas e empresas, fizeram consultas até às 12h de hoje para saber se têm algum dinheiro esquecido nos bancos.
Após apresentar problemas em janeiro, quando o volume de acessos derrubou o site do BC, as consultas foram reabertas hoje pela instituição.
O serviço foi restabelecido em uma página específica. Mas, no primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis, informando o CPF ou CNPJ.
Como consultar:
- Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/;
- Segundo o Banco Central, os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque;
- A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data;
- Na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/;
- Use seu login gov.br para acessar o sistema;
- Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência.
Quando o dinheiro será pago?
Segundo o Banco Central, os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março. Cerca de R$ 900 mil foram resgatados por 8,5 mil solicitantes antes do sistema ter sido retirado do ar.
E se eu perder a data para pedir o resgate?
De acordo com o BC, a consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.
Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. “Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera”, informa o BC.
Como será o pagamento?
A devolução será preferencialmente por PIX. Após acessar o sistema, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.