Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-secretário do Tesouro de Lula, Carlos Kawall, disse que o novo arcabouço fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na quinta-feira (30), é “uma regra fiscal fraca”.
A declaração foi feita por ele em entrevista ao jornal O Globo divulgada nesta sexta-feira (31).
De acordo com Kawall, a regra apresentada por Haddad “tem uma visão mais otimista que os analistas de mercado com relação à trajetória da economia e da receita”.
“Como o governo rejeitou aumento de alíquotas de impostos e as empresas estatais querem pagar menos dividendos, essa premissa de receita mais otimista ou supõe um crescimento mais robusto, ou medidas que possam aumentar a eficiência da arrecadação”, afirmou o ex-secretário.
“A redução dos juros é o subproduto do arcabouço fiscal sólido e você não tem muito como estimar isso, porque depende de outras variáveis”, afirmou Kawall na entrevista.
“Se você tiver uma queda ao longo da curva toda em 1 ponto percentual, você pode ter o benefício que eles colocam nas projeções”, continuou.
“Do jeito que eles estão propondo hoje, esse benefício vai ser pago à prestação. Vai depender mais da trajetória ao longo do tempo do que do anúncio que foi feito hoje”, completou.