Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O aumento de 14,8% nas vendas financiadas de veículos novos e usados em agosto deste ano foi impulsionado pela melhoria da renda, maior oferta de trabalho e expectativas de estabilidade econômica. No total, foram negociadas 631 mil unidades, contra 550 mil no mesmo mês de 2023.
De acordo com levantamento da B3 (Bolsa do Brasil), houve um crescimento de 0,9% nas vendas financiadas em relação a julho de 2024, quando foram negociadas 626 mil unidades.
O segmento de veículos leves registrou uma alta de 14,8% em comparação a agosto de 2023, embora tenha apresentado queda de 3,1% em relação a julho deste ano. O financiamento de veículos pesados subiu 14,1% na comparação anual, refletindo a renovação de frotas por empresas de logística, com um aumento de 3,2% em relação a junho de 2024.
O financiamento de motocicletas também se destacou, com crescimento de 15,1% em agosto na comparação anual e de 13,8% em relação a julho de 2024.
O mês de agosto registrou o maior número de veículos financiados desde 2012, o que reforça o ritmo forte apresentado no início deste segundo semestre. O segmento de motos se manteve como destaque, com um crescimento de 29% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2023. O desempenho dos automóveis e comerciais leves também foi relevante, representando mais de 70% dos veículos financiados e apresentando crescimento de 21% no acumulado do ano.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que é a maior base de dados privada do Brasil, reunindo informações sobre restrições financeiras de veículos usados como garantia em operações de crédito em todo o país.