Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Mariah Carey está sendo processada em US$ 20 milhões por suposta violação de direitos autorais por sua música natalina “All I Want for Christmas is You “.
O cantor e compositor Andy Stone, conhecido artisticamente como Vince Vance and the Valiants, entrou com uma ação civil no distrito leste de Louisiana, nos Estados Unidos, na sexta-feira (3) contra Carey, o co-escritor Walter Afanasieff e o grupo musical Sony por suposta “violação de direitos autorais e enriquecimento injusto”. entre outras razões, por causa de uma música que ele escreveu com o mesmo título cinco anos antes do sucesso de Carey ser lançado.
O processo judicial descreve Stone como um artista autônomo que ganha a vida no negócio de tocar, vender e licenciar sua música protegida por direitos autorais.
Stone, que co-escreveu e gravou a música em Nashville em 1989, afirma que sua versão da música recebeu “extenso airplay” durante a temporada de Natal de 1993 e até começou a fazer aparições nas paradas musicais da Billboard.
Embora musical e liricamente diferente, o processo alega que os réus, Carey, Afansieff e Sony, “nunca buscaram ou obtiveram permissão” para o uso do título “All I Want for Christmas Is You”, e que Stone nunca deu permissão, consentimento ou uma licença para usar o título.
O documento do tribunal continua dizendo que os advogados de Stone entraram em contato com Carey e os outros réus em abril de 2021 em relação ao “uso não autorizado da música” e depois de “não conseguir chegar a um acordo” sobre o uso, Stone pessoalmente pediu para enviar um cessar e desistir e, apesar disso, Carey e os outros réus “continuam a explorar” seu trabalho.
A música de Carey se tornou um marco na tradição do feriado e acumulou infâmia global desde seu lançamento em 1994 no álbum “Merry Christmas” de Carey. A música liderou as paradas em todas as festas de fim de ano desde seu lançamento e rendeu a Carey o apelido de “Rainha do Natal”.
A música foi transmitida pelo menos 1 bilhão de vezes no Spotify e, em 2017, ganhou US$ 60 milhões em royalties. Até agora, Carey não respondeu ao processo.