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Kris Kristofferson, com seu estilo de escrita habilidoso e carisma marcante, que o tornaram uma superestrela da música country e um ator renomado de Hollywood, faleceu em sua casa em Maui, Havai, no último sábado. Ele tinha 88 anos. A informação foi divulgada pela porta-voz da família, Ebie McFarland, em um comunicado por e-mail.
Segundo McFarland, Kristofferson morreu em paz, rodeado por sua família. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Brownsville, Texas, no final dos anos 60, ele escreveu clássicos como “Sunday Mornin’ Comin’ Down”, “Help Me Make It Through the Night”, “For the Good Times” e “Me and Bobby McGee”. Embora fosse cantor, muitas de suas músicas se tornaram mais conhecidas nas vozes de outros artistas, como Ray Price em “For the Good Times” e Janis Joplin em “Me and Bobby McGee”.
Kristofferson, que recitava William Blake de memória, entrelaçou letras intrincadas sobre solidão e romance em sua música folk, moldando o cenário da música country popular. Com seu cabelo longo, calças largas e canções influenciadas pela contracultura de Bob Dylan, ele representou uma nova geração de compositores ao lado de Willie Nelson, John Prine e Tom T. Hall.
“Não há melhor compositor vivo que Kris Kristofferson”, afirmou Nelson durante uma cerimônia em homenagem a Kristofferson em novembro de 2009, organizada pela BMI. “Tudo o que ele escreve é um clássico, e todos nós teremos que conviver com isso.”
Como ator, Kristofferson estrelou ao lado de Barbra Streisand e Ellen Burstyn, além de ter uma forte ligação com os faroestes e dramas de cowboy. Ele se destacou em filmes como “Pat Garrett e Billy the Kid” e “A Star Is Born” (1976), papel que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Ator.
Kristofferson foi boxeador e jogador de futebol americano na universidade, obteve um mestrado em inglês no Merton College, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e rejeitou uma vaga como professor na Academia Militar dos Estados Unidos em West Point, Nova York, para se dedicar à composição de canções em Nashville. Com a esperança de entrar na indústria musical, trabalhou como faxineiro em um estúdio da Columbia Records em 1966, quando Dylan gravou para o icônico álbum “Blonde on Blonde”.
Ao longo dos anos, a lenda de Kristofferson frequentemente superava a realidade. Johnny Cash gostava de contar uma história, provavelmente exagerada, sobre como Kristofferson, um ex-piloto do exército dos EUA, pousou um helicóptero no jardim de Cash para entregar uma fita de “Sunday Mornin’ Comin’ Down” enquanto segurava uma cerveja. Em entrevistas, Kristofferson sempre respeitosamente esclareceu que, embora realmente tenha pousado o helicóptero, Cash não estava em casa na ocasião, a fita era uma canção que ninguém realmente gravou, e ele certamente não conseguiria pilotar um helicóptero com uma cerveja na mão.
Em uma entrevista de 2006 à Associated Press, ele comentou que talvez não tivesse carreira sem Cash. “Quando ainda estava no exército, quando apertei a mão de Cash nos bastidores do Grand Ole Opry, decidi que voltaria”, disse Kristofferson. “Foi eletrizante. Ele me colocou sob sua proteção antes mesmo de gravar minhas canções. Gravou meu primeiro disco, que foi eleito disco do ano. Me colocou no palco pela primeira vez.”
Uma de suas canções mais gravadas, “Me and Bobby McGee”, surgiu a partir de uma sugestão de Fred Foster, fundador da Monument Records. Foster tinha em mente o título “Me and Bobby McKee”, em homenagem a uma secretária que trabalhava em seu edifício. Kristofferson revelou em uma entrevista à revista Performing Songwriter que se inspirou para escrever a letra sobre um homem e uma mulher que viajam juntos após assistir ao filme “A Strada”, de Federico Fellini.
Janis Joplin, que tinha uma relação próxima com Kristofferson, alterou a letra para transformar Bobby McGee em um homem e gravou sua versão poucos dias antes de falecer em 1970 devido a uma overdose de drogas. Essa gravação se tornou um grande sucesso póstumo.
Entre os sucessos gravados por Kristofferson estão “Why Me”, “Loving Her Was Easier (Than Anything I’ll Ever Do)”, “Watch Closely Now”, “Desperados Waiting for a Train”, “A Song I’d Like to Sing” e “Jesus Was a Capricorn”.
Em 1973, casou-se com a também compositora Rita Coolidge, e juntos tiveram uma carreira de sucesso como dupla, que lhes rendeu dois prêmios Grammy. O casal se divorciou em 1980.
(Com informações da AP)