Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Coronavírus

Imunidade ao coronavírus pode ser maior na população do que dizem os testes, indica estudo

Pessoas que apresentam resultados negativos em testes de anticorpos contra o coronavírus podem, ainda assim, ter alguma imunidade ao vírus, indica um estudo do Instituto Karolinksa, na Suécia.

Na pesquisa, feita com 200 pessoas, os cientistas verificaram que para cada pessoa que teve resultado positivo em testes para anticorpos contra o Sars-Cov-2 (vírus que causa a covid-19), duas tinham células T específicas capazes de identificar e destruir células infectadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As células T são um tipo de linfócito, células de defesa do sistema imunológico presentes no sangue.

Essa presença das células T capazes de identificar e destruir células infectadas com o coronavírus mesmo em pessoas que não têm anticorpos específicos para o vírus foi observada também em pessoas que tiveram casos leves ou sem sintomas de covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas ainda não está claro se isso apenas protege esse indivíduo ou se também pode impedi-lo de transmitir a infecção a outras pessoas.

A pesquisa já foi submetida para uma publicação científica, mas ainda não foi publicada nem passou oficialmente por peer review (avaliação de outros cientistas).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas o imunologista Danny Altmann, professor do Imperial College de Londres, disse que o estudo é “robusto, impressionante e completo” e que ele acrescenta dados a um crescente corpo de evidências de que “o teste de anticorpos subestima a imunidade”.

Entre as pessoas que participaram do estudo, algumas eram doadoras de sangue e outras foram rastreadas no grupo de primeiras pessoas infectadas na Suécia — que tinham voltado ao país vindo principalmente de áreas afetadas anteriormente, como o norte da Itália.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Isso pode significar que um grupo mais amplo de pessoas tenha algum nível de imunidade à covid-19 do que indicam os testes para anticorpos.

É provável que, em algum momento, o corpo dessas pessoas tenha dado uma resposta à contaminação pelo vírus com a produção de anticorpos, mas essa reação tenha, depois, desaparecido — ou não seja detectável pelos testes atuais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em tese, essas pessoas devem estar protegidas se forem expostas ao vírus pela segunda vez.

Imunidade de rebanho

Apesar de os cientistas estarem encontrando mais evidências de que pode haver mais imunidade na população do que retratam os testes de anticorpos, isso não necessariamente nos aproxima da chamada “imunidade de rebanho”, de acordo com o médico Marcus Buggert, um dos autores do estudo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

É necessário fazer mais análises para entender se essas células T fornecem “imunidade esterilizante” (quando elas bloqueiam completamente o vírus) ou se podem proteger um indivíduo de ficar doente, mas não impedem que ele carregue o vírus e o transmita.

Grande parte da discussão sobre a imunidade à covid-19 se concentrou em anticorpos — proteínas em forma de Y que são específicas para cada patógeno e agem como “mísseis atingindo um alvo”, explica Buggert.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os anticorpos se ligam ao vírus antes que ele possa entrar nas células e o neutralizam. Se os anticorpos falharem em neutralizar o vírus, ele pode entrar nas células do corpo e transformá-las em “fábricas” que produzem mais vírus.

As células T, por outro lado, têm como alvo células já infectadas e as destroem completamente, impedindo que os vírus se espalhem para outras células saudáveis. Ou seja, enquanto os anticorpos destroem os vírus, as células T destroem as células do corpo que se tornaram “fábricas de vírus”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Assim como os anticorpos, as células T fazem parte da parte do sistema imunológico que tem uma espécie de memória. Uma vez que elas reconhecem um vírus específico, podem atingir rapidamente as células infectadas com ele e matá-las.

Pesquisadores no Reino Unido estão testando um medicamento chamado interleucina 7, conhecido por aumentar a produção de células T, para averiguar se pode ajudar na recuperação dos pacientes com covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais estudos são necessários

Pesquisadores do Instituto Francis Crick, do King’s College London, notaram que um grupo de 60 pacientes gravemente doentes pareceu sofrer uma queda no número de células T.

Isso não foi observado no estudo do Instituto Karolinska, que descobriu que quanto mais doente o paciente, maior o nível de anticorpos e células T que eles pareciam produzir.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A equipe da Suécia disse que são necessárias mais pesquisas para confirmar as descobertas. Embora o estudo deles seja a maior pesquisa com células T e coronavírus realizada até agora, ela ainda envolveu um grupo relativamente pequeno de pacientes.

As células T são muito complexas e muito mais difíceis de identificar do que os anticorpos, exigindo laboratórios especializados e pequenos lotes de amostras sendo testados manualmente ao longo de dias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Isso significa que a testagem em massa de células T capazes de combater a infecção por coronavírus não é uma perspectiva muito provável no momento.

Por: BBC 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Datena

São Paulo

Em um evento realizado nesta quinta-feira (13/6) no Jaraguá Novotel, na região central da capital paulista, José Luiz Datena (PSDB) lançou oficialmente sua pré-candidatura...

Governo Lula migrantes refugiados Brasil Governo Lula migrantes refugiados Brasil

Brasil

Pelo menos 143.033 pessoas estavam refugiadas no Brasil em 2023. O relatório foi publicado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), que é vinculado ao...

barroso barroso

Justiça

Na manhã desta quinta-feira (13), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que o Brasil vive um momento de “progressiva...

Entretenimento

 O cantor Nahim Jorge Elias Júnior, conhecido artisticamente como Nahim, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (13) em sua casa em Taboão da...

Lava Jato Lava Jato

Justiça

Na noite de terça-feira (11), o dono do posto de combustíveis que deu origem à Lava Jato, doleiro Carlos Habib Chater, pediu ao ministro...

Últimas Notícias

✅Polícia Realiza Grande Operação Na Cracolândia Com Alvo Em Hotéis Ligados Ao Tráfico Polícia Realiza grande Operação na Cracolândia com Alvo em Hotéis Ligados...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

  Na quarta-feira (13), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), realizou a...

Operação Downtown: PCC comprou ou montou 78 hotéis e hospedarias no centro de SP para abastecer e manter o tráfico de drogas na região Operação Downtown: PCC comprou ou montou 78 hotéis e hospedarias no centro de SP para abastecer e manter o tráfico de drogas na região

São Paulo

O PCC adquiriu ou montou 78 hotéis e hospedarias no centro de São Paulo, das quais 26 são clandestinas, para apoiar o tráfico de...

Porto Alegre Porto Alegre

Brasil

A partir desta quinta-feira (13), os embarques e desembarques de ônibus interestaduais em Porto Alegre estão sendo retomados na estação rodoviária da cidade, após...

Brasil

Quatro indivíduos foram detidos hoje, quinta-feira (13), em uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público...

Brasil

O presidente do Solidariedade, Eurípedes Jr., está sendo procurado pela Polícia Federal e é considerado foragido. Na quarta-feira (12), não foi localizado em sua...

Brasil

Uma família acusa um médico e um hospital por negligência que resultou na morte de um bebê de apenas quatro dias, em Ceilândia (DF)....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit