Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (06), o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da África, a autoridade sanitária do continente, afirmou que o ‘lockdown severo’, como os que foram implementados no começo da pandemia, não é a melhor maneira de conter o avanço da Covid-19.
John Nkengasong lembrou do caso da África do Sul, que lidou com a alta de casos decorrente da variante Ômicron do novo coronavírus sem fechar o país e diminuir a circulação de pessoas.
No país, houve aumento da testagem e uso de ferramentas como máscara e distanciamento social para controlar a transmissão, além de incentivo à vacinação.
O país até aliviou as medidas antes do Réveillon, nos primeiros sinais de queda dos casos.
“O período no qual utilizávamos lockdowns severos como ferramenta acabou. Na verdade, deveríamos estar olhando para como utilizamos medidas sanitárias e sociais mais cuidadosamente e de forma mais equilibrada enquanto intensificamos a vacinação”, afirmou o diretor em entrevista coletiva.
De acordo com ele, as autoridades de saúde temem que a lentidão da vacinação contra a Covid-19 no continente possa tornar a doença endêmica, ou seja, nunca desaparecerá.