Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Moradores da República Dominicana encontraram um raro peixe-remo em uma das praias de um dos maiores países do Caribe. O “peixe-remo”, também conhecido como “peixe do fim do mundo”, foi avistado na segunda-feira (27), na praia de Los Coquitos, no noroeste do país, ainda se debatendo.
De acordo com os moradores locais, o animal morreu pouco depois. O peixe-remo é apontado por histórias japonesas como prenúncio de terremotos e outras tragédias geológicas.
De acordo com a mídia local, o avistamento do “peixe do fim do mundo” foi perto da falha geológica Setentrional, localizado no norte do país, que faz fronteira com o Haiti.
A falha foi a responsável pelo terremoto e tsunami de 1842, no Haiti, que matou cerca de 5.300 pessoas.
“É um peixe de águas profundas. É incomum encontrá-lo na superfície, mas não representa nenhuma ameaça”, afirmou José Ramón Reye, ministro dominicano de recursos costeiros e oceânicos, em um pronunciamento para tentar acalmar a população local.
As histórias sobre o peixe-remo, que chega a 17 m de comprimento, têm origem no Japão e foram revividos recentemente, quando 10 deles foram avistados na costa do país, em 2010, meses antes do terremoto devastador de Tohoku.
De acordo com teorias, o peixe só sai das águas profundas onde vive quando sente movimentos de placas tectônicas e alterações eletromagnéticas.