Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Esportes

Vini Jr. Expressa Desânimo Frente ao Racismo e Clama por Ações Concretas

Devido à sua performance no Estádio Santiago Bernabéu, à sua importância na equipe nacional brasileira ou, sobretudo, ao seu comprometimento com pautas antirracistas, o jogador usando o número 7 atrairá considerável interesse durante o confronto amistoso entre Espanha e Brasil, marcado para terça-feira, na capital espanhola. Por esse motivo, Vini Jr. realizou uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, nas instalações de treinamento do Real Madrid.

“É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar”
“Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo”
– Meu pai sempre teve dificuldade por ser negro. Entre ele e um branco, sempre vão escolher um branco. Tenho lutado bastante por tudo que tem acontecido comigo. É desgastante por estar meio sozinho. Já fiz tantas denúncias e ninguém é punido, nenhum clube é punido. A cada dia, luto por todos que passam por isso. Se fosse só por mim e pela família, não sei se continuaria. Mas fui escolhido para defender uma causa bem importante e que eu estudo a cada dia para que no futuro meu irmão de cinco anos não passe pelo que estou passando.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a entrevista, seus posicionamentos eram mais relevantes até do que a partida de terça-feira contra a Espanha no Santiago Bernabéu. Vini se abriu, chorou e se consolidou ainda mais como referência na causa antirracista.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

LUTA CONTRA O RACISMO

– Quero agradecer desde já a todos os jogadores da Espanha que sempre que dão entrevista estão me apoiando, fazendo tudo para que a Espanha mude seu pensamento. Não só a Espanha, em todo lugar tem muito racismo. Espero que a gente possa fazer tudo para diminuir cada vez mais o racismo. Os jogadores da Espanha estão me ajudando muito, falando coisas que no início só eu falava. Sempre peço que Fifa, Conmebol, Uefa possam fazer mais coisas, como a CBF está fazendo, vem me ajudando para que possamos evoluir como seres humanos, para que todos possam estudar para ver o que os pretos passam e passaram. O que eu passo não é nem perto do que todas essas pessoas passaram. Eu quero lutar por aqueles que são pretos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

ATAQUES NA ESPANHA

– Acredito que eles têm que falar menos de tudo o que eu faço de errado dentro de campo, é claro que tenho que evoluir, mas tenho 23 anos, é um processo natural, saí muito novo do Brasil, não pude aprender tantas coisas. Tenho 23 anos e sigo estudando. Por que os repórteres da Espanha, que são mais velhos do que eu, não podem estudar e ver o que realmente está acontecendo? Cada vez estou mais triste, cada vez tenho menos vontade de jogar, mas vou seguir lutando.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

DE ONDE TIRA FORÇAS?

– Acredito que por todas as pessoas que torcem por mim, me acompanham e me mandam cada vez mais mensagens. Vou seguir lutando por eles, hoje tenho uma força grande dentro de mim, da minha casa, da minha família, eles me apoiam em tudo o que vou fazer. Nem todos têm esse apoio, podem vir aqui falar por tantas pessoas. Eu quero seguir por eles, por todas pessoas que sabem o que passo e passei e que sabem que é muito difícil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O QUE FRUSTRA MAIS?

– A falta das punições. Se a gente começar a punir todas essas pessoas que cometem crime e aqui eles não consideram crime, vamos começar a evoluir, tudo vai ficar melhor para todo mundo. Faço tantas denúncias, muitas vezes chegam cartas para fazerem mais denúncias, mas no final acontece como aconteceu com meu amigo em Barcelona, eles arquivam o processo e ninguém sabe de nada. Se a gente começar a punir essas pessoas, não que eles vão mudar o pensamento, mas vão ficar com medo de falar, seja no estádio, onde tem câmeras… e assim vamos diminuir isso, colocar medo naquelas pessoas. E que eles possam também educar seus filhos. Muitas vezes aqui tem criança me xingando e eu não culpo a criança, porque eles não entendem, eu na idade deles não entendia o racismo. É complicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– No futebol tem muitas pessoas, tantos jogadores melhores do que eu que já passaram por aqui, eu quero fazer com que as pessoas no mundo possam evoluir, melhorar, que possamos ter igualdade, que num futuro próximo haja menos casos de racismo, que as pessoas negras possam ter uma vida normal, como as outras. Quero seguir lutando por isso. Se fosse por mim, eu já teria desistido, fico em casa, ninguém vai me xingar, fazer nada comigo… Eu vou para os jogos com a cabeça centrada no jogo para fazer o melhor para minha equipe, mas nem sempre é possível. Tenho que me concentrar muito todos os dias… (Vini chora).

OMO IMAGINA O BERNABÉU?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Vai ser um sonho realizado para mim, poder jogar na minha casa aqui na Espanha, o Bernabéu, com a camisa da seleção brasileira, onde sempre sonhei estar. E pela primeira vez com a torcida contra. Vai ser um duelo muito importante para as duas seleções, algumas das maiores do mundo, faz tempo que não se enfrentam. A gente gosta de jogar contra os melhores, como foi contra a Inglaterra, conseguimos fazer um grande jogo. Hoje tem a preparação para o jogo de amanhã contra alguns companheiros meus, estou muito feliz e ansioso para esse duelo, espero que o Brasil possa sair vencedor.

DICA AO ENDRICK

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Muito feliz de ver o Endrick fazendo o seu primeiro gol na Seleção e eu acompanhando de perto. Encontrei ele com 15 anos e ele tinha os mesmos sonhos que tem agora, de ser muito feliz, fazer grandes coisas no futebol. Ele vem evoluindo a cada dia, amadurecendo, fazendo tantas coisas com apenas 17 anos. Isso é importante para ele, para a família, espero que possa seguir no caminho certo, escutar as pessoas mais experientes que ele, como eu tive o meu processo aqui no Real Madrid, escutar essas pessoas e amadurecer tão rápido. Por chegar aqui com 18 anos, é importante ter essa tranquilidade, é o maior clube do mundo, tem muita pressão, muitas pessoas falando bem e mal de ti. Espero que ele possa fazer tudo de melhor. Se ele estiver bem, eu vou estar bem, se eu estiver bem, meus companheiros estarão bem. Se meus companheiros estiverem bem, o clube vai estar bem. Espero que ele possa ter tranquilidade, vou estar aqui para ajudá-lo em tudo.

COMO SE SENTE UM ANO DEPOIS DE VALÊNCIA?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– A cada denúncia, cada vez mais as pessoas me insultam. Eles pensam que estou contra a Espanha, mas não estou contra a Espanha, estou contra os racistas do mundo, de toda parte. Quero igualdade. Depois de um ano, tive muitos contatos, reuniões, conversas com pessoas que querem fazer as coisas evoluírem e outras que só querem escutar o que eu tenho para falar, mas não querem colocar nada para frente. Todo dia tenho que botar minha cara aqui, quem gosta de mim vai falar bem, quem não gosta vai falar mal. Tenho que tentar assimilar isso, pois grandes federações e pessoas importantes no mundo podem fazer isso comigo, mas muitas vezes têm receio. Eu peço ajuda à Fifa, Conmebol, Uefa, CBF, grupos grandes que podem realmente combater isso. LaLiga está evoluindo, tentando melhorar, mas as coisas (leis) da Espanha não deixam eles fazerem tanta coisa. Às vezes é complicado, não posso falar da Liga, eles tiveram reuniões comigo, querem evoluir, mas aqui o racismo não é crime, é meio complicado para eles. Os jogadores também estão me ajudando.

PENSOU EM SAIR DA ESPANHA?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Não tenho pensado tanto em sair daqui. Se saio daqui, dou aos racistas o que eles querem. Vou seguir aqui lutando, jogando no melhor clube do mundo, ganhando títulos, marcando gols, as pessoas vão ter que ver cada vez mais meu rosto. Sigo evoluindo para fazer essas coisas, jogar futebol, dar alegria à minha gente e a todo mundo que vai ao estádio. Os racistas são minoria. Como sou um jogador atrevido, que joga no Real Madrid, ganhamos muitos títulos, é muito complicado, mas vou seguir firme e forte porque o presidente e o clube me apoiam.

QUANDO PRECISA TER MAIS FORÇA, QUEM COLOCA NA MENTE?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Minha família, todas as pessoas que sofrem no dia a dia, onde eu morei, de onde eu saí, que sempre foi complicado, onde as pessoas não têm muita perspectiva de futuro, para onde correr. Pude sair dali, já sei que sou um vencedor. Não importa se vou ganhar ou perder os jogos, já sou um vencedor por estar aqui, representar minha família, representar o Brasil. É muito difícil que alguém de onde eu saí chegue aqui, por isso eu luto, aproveito os momentos, estou sempre rindo.

ENTREVISTAS DE JOGADORES

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Tenho certeza de que a Espanha não é um país racista, mas há muitos racistas aqui e muitos deles estão nos estádios. Isso tem que mudar. Talvez as pessoas não saibam o que é racismo, isso é muito complicado. Eu, com 23 anos, tenho que ensinar a muitos espanhóis o que é racismo, que isso me afeta e que minha família fica muito triste em casa.

– Julio Baptista falou que antes tinha menos, eu também pensava que tinha menos, mas desde a primeira vez que denunciei racismo nos estádios, as coisas vão aumentando. Como eles não são punidos, ganham força, pensam que podem fazer de tudo. Eles sabem que as palavras que dizem sobre a cor da minha pele podem me afetar em campo. Há outras formas que eles podem falar e eu não vou ter problema com eles. Só quero jogar, estar bem, e que possa ir a todos os campos da Espanha com tranquilidade que ninguém vai me julgar pela cor da minha pele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

APOIO DA CBF

– Obrigado. A CBF, o presidente, todo o pessoal que trabalha com ele, todos os atletas sempre me deram a maior força do mundo para a gente seguir lutando, não só em campo, mas também fora. O presidente conseguiu mudar as regras, as leis do Brasil, e a cada vez que tem um ato de crime no futebol ele consegue punir essas pessoas. Isso vem diminuindo no Brasil, espero que outras federações do mundo possam aprender com o presidente para que possamos nós, jogadores, seguir com a cabeça só no futebol. Temos jogos a cada dois ou três dias, tenho que me concentrar, me recuperar, também aproveitar com minha família. Espero que eles possam fazer mudanças radicais para que todos os jogadores possam atuar com tranquilidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

SE SENTIR ESCUTADO

– Hoje entendo mais sobre o racismo, por isso falo com mais propriedade, venho estudando, vendo o que as pessoas passaram. Muhammad Ali ficou sem lutar por essa causa, para lutar pelos seus, eu estou aqui para falar pelo Brasil. Com os brasileiros me sinto mais acolhido, é meu país, onde as pessoas realmente me defendem e posso falar com tranquilidade, pois falo português e posso me expressar melhor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

MENSAGEM AOS NEGROS

– Que possamos estar todos juntos defendendo um por um, as coisas podem melhorar, nós que somos negros sabemos que tudo temos que fazer dobrado. Se estamos juntos, é melhor para mim, para você, para sua família. Há muitos que nos defendem, mas não têm a força que temos, de passar por isso todos os dias. Só quem é negro sabe o que passamos. Temos que seguir juntos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

CFM questionário vacinação obrigatória crianças Covid-19

Últimas Notícias

Uma vacina personalizada contra o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, apresentou resultados animadores na segunda fase de testes clínicos, reduzindo em...

Últimas Notícias

Oito tripulantes, incluindo três civis, que viajavam em um helicóptero do Exército do Equador, morreram nesta sexta-feira após a aeronave sofrer um acidente em...

senado pacheco senado pacheco

Economia

O Senado Federal tomou medidas contra a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu partes da lei que...

Negócios

Na terceira fase do leilão, que teve início em março, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Globo Leilões – referência no país...

Brasil

Um incêndio de grandes proporções em uma pousada na Avenida Farrapos, no Bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26), deixou 10...

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo prorrogou até esse sábado, 27 de abril, as inscrições para o mutirão de emprego em celebração ao 1º de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

energia brasil

Brasil

No cenário energético brasileiro, as projeções para o final de maio indicam uma expansão significativa na demanda de carga, conforme revelado pelo Boletim do...

Últimas Notícias

A Polícia Militar afastou, nesta sexta-feira (26/4), os dois PMs envolvidos no episódio em que um homem negro é atingido por spray de pimenta...

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro

São Paulo

Um publicitário de 23 anos, Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, foi encontrado morto na UPA Vergueiro na Zona Sul de São Paulo, na...

Brasil casos dengue Brasil casos dengue

São Paulo

No último dia 29 de março, o estado de São Paulo lamentou sua primeira vítima fatal da febre amarela deste ano. Tratava-se de um...

Aneel conta de luz 2022 Aneel conta de luz 2022

Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de maio permanecerá verde, o que...

São Paulo

Na última quinta-feira (25), durante a realização da Operação Impacto, policiais rodoviários do 2° Batalhão de Polícia Rodoviária, com o apoio do helicóptero Águia,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit