Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A polícia de Paris determinou neste domingo (11) a evacuação da Torre Eiffel devido à presença de um escalador não autorizado que iniciou a subida da emblemática estrutura na tarde de hoje. (Vídeo no final da matéria).
Essa evacuação ocorre poucas horas antes da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos, que estão sendo realizados na capital francesa.
A polícia começou a escoltar os visitantes por volta das 15h30, mas um grupo ficou preso por cerca de meia hora no segundo andar antes de conseguir deixar o local.
“Um indivíduo começou a escalar a Torre Eiffel às 14h45. A polícia interveio e a pessoa foi detida”, informou um funcionário da polícia de Paris à Associated Press, sob condição de anonimato devido a uma investigação em andamento sobre o incidente.
Embora a Torre Eiffel tenha desempenhado um papel importante na cerimônia de abertura, o encerramento da cerimônia será realizado no estádio de Saint-Denis, ao norte da cidade, a partir das 21h00.
O homem, sem camisa, foi visto escalando a torre de 330 metros de altura na tarde de hoje. Não está claro onde iniciou sua escalada, mas foi visto logo acima dos anéis olímpicos que adornam a segunda seção do monumento, acima da primeira plataforma de observação.
O incidente resultou na detenção do escalador, de acordo com fontes policiais à emissora francesa BFMTV.
O incidente ocorreu enquanto a competição olímpica está chegando ao fim e os serviços de segurança em Paris e em outros locais estão concentrando sua atenção na cerimônia de encerramento dos Jogos.
Mais de 30.000 agentes de polícia foram mobilizados em Paris neste domingo. O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, afirmou que cerca de 3.000 policiais serão posicionados ao redor do Stade de France, e 20.000 policiais e outros profissionais de segurança em Paris e na área de Saint-Denis serão mobilizados até altas horas da noite para garantir a segurança no último dia dos Jogos Olímpicos.
A cerimônia de encerramento terá uma primeira sequência esta tarde no Jardim das Tulherias, no centro de Paris, onde está localizada a chama olímpica.
Também está prevista a presença de um número ainda não definido de chefes de Estado ou de Governo. No meio da semana, falava-se de pelo menos uma dúzia.
Tudo isso ocorrerá em condições atmosféricas de forte calor, com temperaturas chegando a 33 graus em Paris à tarde e permanecendo em torno de 30 graus quando a cerimônia começar.
O ministro, que fez questão de homenagear os agentes das forças de segurança, que tiveram que cancelar suas férias durante os Jogos Olímpicos, também adiantou alguns dados sobre os Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro.
Embora haja menos atletas e público, os Jogos Paralímpicos coincidirão com o retorno das férias para muitos na França e com o início do ano letivo.
(Com informações de EP, EFE e AP)
Ver essa foto no Instagram