Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, de 27 anos, faleceu na noite desta terça-feira após passar vários dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Izquierdo sofreu um colapso durante a partida entre Nacional e São Paulo, válida pela segunda mão das oitavas de final da Copa Libertadores, no Estádio do Morumbi.
Sua esposa, Selena, usou as redes sociais para deixar uma mensagem sincera e comovente. Em sua conta oficial no Instagram, ela expressou a dor pela perda e como a partida de Juanma, como ela o chamava carinhosamente, afetou profundamente sua família. “Hoje tive que me despedir da minha metade, do amor da minha vida”, iniciou Selena.
“Para muitos, Juan Izquierdo, mas para mim, Juanma, meu melhor amigo, meu marido, pai dos meus filhos, meus dois incondicionais. Hoje, uma parte de mim morre com você. Você foi uma ótima pessoa, nobre, amorosa, sem maldade. Você foi um anjo nesta terra e será um anjo no céu”, escreveu ela. Juan e Selena tinham dois filhos, um menino de dois anos e um bebê que nasceu apenas cinco dias antes do trágico evento.
Selena continuou: “Hoje tenho que seguir em frente pelos nossos filhos e encontrar forças onde não há. Eu sei que você lutou até o fim e que tudo o que queria era estar conosco. Sentirei sua falta por toda a minha vida e sei que sua ausência vai doer a cada passo do caminho. Você tinha tanto para viver, tanto caminho para percorrer, Juanma. A partir de hoje, só sonho com o dia do nosso reencontro e de ver novamente aquele sorriso que enche a alma.”
Ela também compartilhou uma foto mostrando a tatuagem que fez em homenagem ao parceiro, com a frase: “Eu não te amo de coração porque o coração para. Eu te amo com minha alma, porque a alma é eterna.”
Izquierdo desabou no campo quando faltavam sete minutos para o final do tempo regulamentar da partida. O jogador, que começou sua carreira no Cerro do Uruguai e passou por clubes como Peñarol, Wanderers, Liverpool e Atlético San Luis, foi imediatamente levado ao hospital. Durante o transporte na ambulância, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. O relatório médico informou que o hospital iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar, incluindo a desfibrilhação, e o paciente recuperou a circulação espontânea.
O estado de saúde do jogador piorou nos últimos dias, com o relato de “progressão cerebral e aumento da pressão intracraniana”. Nas últimas horas, sua família viajou para o Brasil, junto com boa parte da delegação do Nacional. O presidente do clube, Alejandro Balbi, esteve no país com dirigentes, os pais de Juan (Sandra e Nelson), Selena, a cunhada do jogador e os representantes.
A morte de Izquierdo também gerou manifestações de pesar de colegas de profissão. O lendário artilheiro uruguaio Luis Suárez, que dividiu o elenco com Izquierdo durante sua segunda passagem pelo Nacional em 2022, dedicou o gol que marcou pelo Inter Miami no último final de semana a ele. “Dor, tristeza, difícil de explicar. Que descanse em paz e muita força para seus familiares e amigos”, escreveu Suárez em suas redes sociais.