Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O meio-campista do Manchester City, Rodri, ficará fora por “um longo, longo tempo” e precisará passar por cirurgia, afirmou o técnico Pep Guardiola. O influente internacional espanhol se machucou durante o empate em 2 a 2 contra o Arsenal, no Estádio Etihad, pela Premier League, no último domingo.
Rodri, de 28 anos, está em Barcelona para uma avaliação médica, e ainda não há um prognóstico definitivo sobre sua condição. Embora relatos indiquem que ele pode perder o restante da temporada, Guardiola se mantém esperançoso de que a situação não seja tão grave. “Ainda não temos a definição. Ele ficará fora por um bom tempo, mas há opiniões que talvez seja menos do que esperamos”, disse o treinador.
Guardiola lamentou a lesão do jogador: “Infelizmente, ele se machucou. Neste momento, ainda não posso informar [quanto tempo] porque estamos aguardando as últimas ligações dele e dos médicos para saber exatamente o que ele tem e o tipo de cirurgia que ele precisará fazer.” O técnico ainda acrescentou: “Não queremos isso, mas ainda teremos uma boa temporada. Confio muito nos meus jogadores, tenho o dever de encontrar uma solução. Rodri é insubstituível e a equipe não jogará com o melhor meio-campista do mundo por um longo, longo tempo. É claro que isso é um grande, grande golpe para nós.”
Rodri saiu de campo aos prantos no primeiro tempo do jogo contra o Arsenal, após se machucar sem contato. A equipe, mesmo com um jogador a menos, conseguiu igualar a partida com um gol de John Stones nos acréscimos, mantendo a vantagem de dois pontos sobre os Gunners na liderança da tabela.
Este era o primeiro início de Rodri na Premier League nesta temporada, após uma gestão cuidadosa de sua carga de trabalho, após conquistar a Euro 2024 com a Espanha no verão. Segundo a FIFPRO, ele teve apenas 22 dias de descanso na última temporada devido aos seus compromissos com o clube e a seleção.
Na semana passada, Rodri levantou a possibilidade de uma greve de jogadores devido à crescente carga de jogos: “Acho que estamos perto disso. Se você perguntar a qualquer jogador, ele dirá o mesmo. Não é a opinião de Rodri ou qualquer outra coisa. Acho que é a opinião geral dos jogadores. Não sei o que vai acontecer, mas é algo que nos preocupa porque somos nós que sofremos.”
Rodri se juntou ao City em 2019, vindo do Atlético de Madrid, e fez 260 aparições em todas as competições, ajudando o clube a conquistar quatro títulos da liga e a Liga dos Campeões em 2023. Com a lesão de Rodri, o City terá que lidar com sua ausência por um período prolongado pela primeira vez desde sua chegada.
Guardiola tem opções para substituir Rodri, com Mateo Kovacic sendo o jogador que geralmente assume a posição no meio-campo, mas a equipe é indiscutivelmente mais fraca sem o espanhol de 28 anos. Não é coincidência que o City tenha conquistado quatro títulos consecutivos com Rodri quase sempre presente. Ele é o coração da equipe.