Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Hall da Fama do basquete, Dikembe Mutombo, faleceu aos 58 anos após uma batalha contra o câncer cerebral. Sua carreira, que se estendeu de 1991 a 2009, foi marcada por oito aparições no All-Star e quatro prêmios de Jogador Defensivo do Ano.
“Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida”, declarou o comissário da NBA, Adam Silver, em um comunicado. “Dentro de quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e defensores da história da NBA. Fora das quadras, ele dedicou seu coração e alma a ajudar os outros.”
Natural da República Democrática do Congo, Mutombo jogou basquete universitário em Georgetown e foi selecionado como a quarta escolha geral no Draft da NBA de 1991 pelo Denver Nuggets. Em sua trajetória, também atuou por equipes como Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets.
Um dos momentos icônicos de sua carreira na NBA ocorreu em 1994, quando o oitavo-seed Nuggets surpreendeu os primeiros colocados da Conferência Oeste, o Seattle Supersonics, em uma série de playoffs da primeira rodada. Mutombo celebrou efusivamente no chão enquanto segurava a bola de basquete.
Ele liderou a liga em bloqueios por jogo três vezes e em rebotes por jogo duas vezes, muitas vezes comemorando seus bloqueios balançando o dedo indicador, como se dissesse “não, não”.
Após sua carreira como jogador, Mutombo se tornou embaixador da NBA, espalhando seu amor pelo esporte pelo mundo. “Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para ser o primeiro Embaixador Global da NBA. Ele era um humanitário em sua essência. Ele amava o que o basquete poderia fazer para impactar positivamente as comunidades, especialmente em sua terra natal, a República Democrática do Congo, e em todo o continente africano”, disse Silver.
“Eu tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver de perto como sua generosidade e compaixão elevaram as pessoas. Ele sempre esteve acessível em eventos da NBA ao longo dos anos, com seu sorriso contagiante, voz profunda e poderosa e seu característico gesto de balançar o dedo que o tornava querido pelos fãs de basquete de todas as gerações.”
O espírito indomável de Dikembe continua vivo naqueles que ele ajudou e inspirou ao longo de sua vida extraordinária. “Sou uma das muitas pessoas cujas vidas foram tocadas pelo grande coração de Dikembe, e sentirei sua falta. Em nome de toda a família da NBA, envio minhas mais profundas condolências à esposa de Dikembe, Rose, e seus filhos; seus muitos amigos; e à comunidade global do basquete que ele verdadeiramente amava e que o amou de volta.”
Além de sua esposa, Rose, Mutombo deixa três filhos e quatro crianças adotadas dos irmãos de Rose após seu falecimento.