Justiça

Pesquisa Quaest: 72% dos brasileiros não sabem qual é a função do STF

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, mostra que a maioria dos brasileiros já ouviu falar no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto não têm noção da função da Corte. De acordo com o levantamento, 70% disseram não saber o que significa a sigla “STF”.

A pesquisa inédita realizada foi realizada pela consultoria Quaest e encomendada pela Revista Justiça & Cidadania.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A maior parte dos entrevistados (78%) diz que “já ouviu falar” no STF, porém mais da metade se diz pouco (29%) ou nada informada (26%) sobre a atuação do Tribunal. Além disso, 72% não souberam citar nenhuma função específica da Corte.

O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão da mais alta instância do poder Judiciário brasileiro. Ele não é passível de recursos, ou seja, casos julgados no STF têm a decisão final tomada e sem possibilidade de recorrer.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

cabe ao STF julgar ações do Estado, determinando o que está correto e o que não está correto, de acordo com o que dispõe a Constituição. Na prática, ele é responsável por verificar se as ações do Executivo ou do Legislativo respeitam a Constituição Federal.

O STF  é quem interpreta a Constituição e julga políticos com foro privilegiado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao jornal o Estado de S. Paulo, o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, disse que os resultados da pesquisa mostram que o Supremo deve continuar se aproximando da sociedade, “a fim de esclarecer suas funções e o papel da Corte”. “Trata-se de uma ação educativa e de cidadania, que também deve ser incentivada por governos, escolas e entidades, inclusive sobre o papel dos Poderes e o funcionamento do regime democrático”, afirmou Fux.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile