Justiça

Barroso completa 10 anos como ministro do STF

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Na última segunda-feira (26), Luís Roberto Barroso completou 10 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 26 de junho de 2013, o magistrado assumiu uma das 11 cadeiras da Suprema Corte, na vaga de Ayres Britto.

Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso graduou-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual é professor titular de Direito Constitucional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em sua vida acadêmica, o magistrado fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Ele também trabalhou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (na UnB).

Antes de chegar ao STF, nomeado pela então presidente Dilma, Barroso também foi procurador do Rio de Janeiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como advogado, ele atuou em casos relevantes do STF, como a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias, a proibição do nepotismo no Poder Judiciário, a defesa do reconhecimento das uniões homoafetivas e o direito de a gestante interromper a gravidez em caso de feto anencéfalo.

Barroso também defendeu Cesare Battisti, terrorista ex-integrante de grupos de extrema esquerda nos anos 1970 na Itália. O italiano foi condenado em 1993 por quatro assassinatos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile