Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Na última segunda-feira (26), Luís Roberto Barroso completou 10 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 26 de junho de 2013, o magistrado assumiu uma das 11 cadeiras da Suprema Corte, na vaga de Ayres Britto.
Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso graduou-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual é professor titular de Direito Constitucional.
Em sua vida acadêmica, o magistrado fez mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Ele também trabalhou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (na UnB).
Antes de chegar ao STF, nomeado pela então presidente Dilma, Barroso também foi procurador do Rio de Janeiro.
Como advogado, ele atuou em casos relevantes do STF, como a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias, a proibição do nepotismo no Poder Judiciário, a defesa do reconhecimento das uniões homoafetivas e o direito de a gestante interromper a gravidez em caso de feto anencéfalo.
Barroso também defendeu Cesare Battisti, terrorista ex-integrante de grupos de extrema esquerda nos anos 1970 na Itália. O italiano foi condenado em 1993 por quatro assassinatos.