Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta sexta-feira (19), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que considera o aborto uma “coisa ruim”, mas que não deve pautar a discussão na Corte no curto prazo.
A fala foi dada por Barroso durante participação em um evento na Suíça.
O magistrado defendeu que o aborto não pode ser criminalizado, e que o poder público deve orientar para que as mulheres não precisem recorrer a isso.
“Aborto é uma coisa ruim, deve ser evitada. O Estado deve dar contraceptivo, deve dar educação sexual, deve amparar a mulher que queira ter o filho. A única coisa que me parece ruim é criminalizar”, afirmou Barroso.
De acordo com o ministro do STF, o início da discussão da descriminalização do aborto pela aposentada Rosa Weber no ano passado, pode ter ocorrido num momento errado em que a sociedade brasileira não compreendeu a diferença entre ser contra e criminalizá-lo.
Barroso afirmouque “isso impede a discussão à luz do dia”, e que “todo mundo é contra, eu também sou. A pergunta certa é, você acha que a mulher que tem o infortúnio de fazer um aborto, deve ser presa”.
No entanto, o magistrado afirmou que não tem previsão de quando deve pautar a discussão no Supremo, mas que “tudo pode ser discutido à luz do dia”.