Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu 5 dias para a rede social X (antigo Twitter) se manifestar sobre um relatório da Polícia Federal (PF) que apontou o descumprimento de decisões judiciais por parte da plataforma.
O prazo do X vence nesta sexta-feira (26). Na semana passada, a PF disse ao STF que o X permitiu a transmissão de lives por 6 perfis que foram bloqueados por decisão do STF.
Entre eles estão os canais dos jornalistas Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e do senador Marcos do Val (Podemos). A autorização foi dada desde o dia 8 de abril, segundo o relatório da PF.
De acordo com a PF, a suposta milícia digital antidemocrática, investigada no STF, passou a atuar fora do território brasileiro para burlar ordens judiciais e difundir desinformação para obter a aderência de parte da comunidade internacional.
Nas últimas semanas, o bilionário Elon Musk, dono do X, tem feito uma série de crítica ao ministro Moraes, acusando o magistrado de censura e ameaçando descumprir decisões judiciais.
Alexandre de Moraes determinou a inclusão de Musk no inquérito das milícias digitais por “dolosa instrumentalização” da rede social.
Ele também ordenou a abertura de um inquérito à parte sobre o empresário por suposta obstrução de Justiça, “inclusive em organização criminosa e incitação ao crime”.