Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O site de notícias de esquerda Diário do Centro do Mundo (DCM) foi retirado do ar nesta quarta-feira (7) por decisão liminar da Justiça do Tocantins. A medida foi tomada após a deputada estadual Janad Valcari (PL-TO) mover um processo contra o veículo de comunicação, que publicou uma reportagem em novembro de 2023, alegando que ela havia faturado R$ 23 milhões em contratos com prefeituras para shows da dupla “Barões da Pisadinha”, da qual foi sócia-majoritária.
A reportagem em questão revelou que Janad Valcari obteve ganhos substanciais por meio de contratos com prefeituras e a banda “Barões da Pisadinha”, da qual foi empresária até dezembro de 2023, quando transferiu o controle para um filho. A deputada, que é pré-candidata à Prefeitura de Palmas (TO), solicitou judicialmente a retirada da reportagem do ar, e a juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, da 4ª Vara Cível da Comarca de Palmas, já havia decidido em novembro a suspensão da matéria, acolhendo o pedido de tutela antecipada.
No entanto, devido às tentativas frustradas de notificação do portal, a juíza determinou agora ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pelos domínios de internet no Brasil, a remoção completa do site DCM. A decisão levou em conta as “tentativas infrutíferas” de contato com o site e a “impossibilidade técnica” de suspender apenas o link relacionado à reportagem original.