Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta terça-feira (18) que não fará guerra contra nenhum país. A declaração vem logo após os Estados Unidos anunciarem que enviariam aproximadamente mil militares por “motivos defensivos”.
“O Irã não fará guerra contra nenhuma nação”, disse Rouhani em discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal. “Apesar de todos os esforços dos americanos na região, seu desejo de cortar nossos laços com o mundo e de manter o Irã isolado, eles não tiveram sucesso.”, completou.
As tropas adicionais anunciadas pelos Estados Unidos na segunda-feira (17) vão reforçar outros 1,5 mil militares que, segundo declaração do mês passado feita pelo presidente americano, Donald Trump, também seriam enviados à região.
A medida anunciada pelos americanos foi criticada pelo governo russo, que alertou os Estados Unidos a parar com atitudes que pareciam uma tentativa de provocar uma guerra com o Irã.
“O que vemos são tentativas intermináveis e contínuas dos EUA de provocar uma pressão política, psicológica, econômica e, sim, militar sobre o Irã, de maneira bastante provocativa”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, segundo as agências de notícias russas.
“Essas ações não podem ser avaliadas como algo que não seja um caminho consciente para provocar a guerra”, disse Ryabkov.