Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O apoio ao impeachment do presidente americano, Donald Trump, cresceu depois que veio à tona o imbróglio envolvendo ele e o ucraniano, Volodmir Zelenski. Pela primeira vez, desde agosto de 2018, mais americanos apoiam do que rejeitam a abertura do processo para tirar Trump do cargo, informa o Estado.
Mas a diferença é pequena. Segundo a média do site FiveThirtyEight, 47% dos americanos são favoráveis ao impeachment, 45% contrários. A polarização partidária separa as opiniões. Entre democratas, o apoio subiu de 72% para 79%; entre independentes, de 34% para 42%. Entre republicanos, apenas flutuou de 10% para 12%.
O indicador mais relevante eleitoralmente não saiu do lugar. A popularidade de Trump mantém-se em patamar idêntico ao anterior às denúncias. A aprovação do governo está em 41%, segundo o FiveThirtyEight, ou 43%, segundo o RealClearPolitics. A reprovação, pouco abaixo de 54%.
Dadas as características eleitorais americanas, os números são tão favoráveis à reeleição quanto há um mês ou há um ano. Trump não precisa da maioria dos votos para vencer (Hillary Clinton teve quase 2,9 milhões a mais e perdeu). Precisa apenas ganhar nos Estados onde já ganhou em 2016 – e onde, aparentemente, a população local não tem dado muita bola ao favor que ele pediu a Zelenski.