Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
o estado mais populoso da Austrália disseram nesta terça-feira (28) que vão afrouxar algumas restrições à circulação, e as praias reabriram em meio à esperança de que os exames médicos em larga escala ajudarão a manter um declínio de casos novos de coronavírus.
Bondi Beach e duas praias vizinhas de Sydney foram liberadas para os moradores locais nesta terça-feira. Os locais haviam sido interditados um mês atrás porque grandes multidões estavam desrespeitando as regras de distanciamento social.
A Austrália só registrou um caso novo de Covid-19 de uma fonte desconhecida nas últimas 24 horas, o que indica que a transmissão comunitária quase cessou, disse o ministro da Saúde, Greg Hunt.
“Estamos vencendo, mas ainda não vencemos”, disse.
O Estado de Nova Gales do Sul, que responde por quase metade dos cerca de 6.700 casos de Covid-19 do país, disse que deixará até dois adultos visitarem outro lar a partir de sexta-feira, relaxando uma política de confinamento domiciliar e uma proibição de saídas não essenciais.
“Para muitas pessoas, elas estão fechadas em casa há várias semanas, e com a exceção de exercícios, necessidades médicas ou comprar o que precisam ou ir ao trabalho, muitas pessoas estão isoladas em casa”, disse a premiê de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, aos repórteres em Sydney.
“Dois adultos poderão ir visitar outra pessoa em sua casa em nome dos cuidados, em nome da redução da socialização e da saúde mental de todos”.
As crianças receberam permissão de acompanhar os adultos nas visitas domiciliares, acrescentou Berejiklian.
A Austrália, que fechou suas fronteiras internas e externas, impôs uma interdição precoce nos negócios e emitiu regras de distanciamento social severas, tem evitado os números altos de casos e mortes de coronavírus vistos em outros países.
Os Estado australianos estão começando a amenizar algumas restrições, já que a taxa local de infecções novas regrediu e mal chega a 1% por dia – um mês atrás era de 25%.
O país registrou cinco novas mortes do coronavírus nesta terça-feira depois que mais moradores de uma casa de repouso do oeste de Sydney morreram do vírus.
Já houve 11 mortes decorrentes do coronavírus na Anglicare Newmarch House, o que eleva a cifra nacional a 88.
Governos estaduais montaram centros de exames de detecção de coronavírus e querem que as pessoas sejam examinadas independentemente de terem sintomas ou não.
Com informações de Reuters