quinta-feira, 22 de abril de 2021

Presidente do Comitê Olímpico de Tóquio renuncia após dizer que mulheres “falam demais”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

O chefe do comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio Yoshiro Mori renunciou ao cargo nesta sexta-feira (12) depois de ser criticado por fazer comentários considerados “sexistas”.

Ele falou, por exemplo, que as mulheres falam demais e que reuniões com várias mulheres podem levar muito tempo, o que era “irritante”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

“Minha declaração provocou muito caos. Desejo renunciar como presidente a partir de hoje [6ª feira]. Vou renunciar ao cargo de presidente do comitê”, disse Mori em reunião do comitê, cuja 1ª parte foi aberta à imprensa.

O comitê, responsável pela seleção dos atletas olímpicos japoneses, estabeleceu em 2019 a meta de ter um conselho formado por, no mínimo, 40% de mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Ao ser indagado sobre isso, em 3 de fevereiro, Mori disse: “Se aumentarmos o número de mulheres no conselho, precisamos garantir que o tempo de uso da palavra seja um pouco restrito, elas terão dificuldade em parar [de falar], o que é irritante”.

“Temos 7 mulheres no comitê organizador, mas todas entendem seus lugares”, complementou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 4

Os comentários desencadearam uma onda de protestos. Mori chegou a pedir desculpas, mas disse que não renunciaria.

No entanto, os principais patrocinadores do evento, incluindo a Toyota, endossaram as críticas às declarações. O presidente da montadora, Akio Toyoda, disse que a empresa estava “decepcionada” com os comentários.

Na terça-feira (09), manifestantes se vestiram de branco para protestar contra as declarações. Mori é conhecido no Japão por uma série de gafes e declarações pouco diplomáticas que fez durante o mandato como primeiro-ministro, de 2000 a 2001.

A hashtag #Moriresign (Mori, renuncie) ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter japonês na última semana.

No dia da renúncia, ele foi perguntado sobre o motivo pelo qual afirmou que as mulheres do conselhos era prolixas. “Não tenho falado muito com as mulheres ultimamente, então não sei”, respondeu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos