Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A popularidade do presidente da Argentina, Alberto Fernández, despencou no momento em que o país passa por problemas econômicos e restrições para o combate à pandemia de Covid-19. Esta é a pior avaliação de Fernández desde o início de seu mandato, de acordo com a pesquisa realizada a cada dois meses pela Universidade de San Andrés.
Há 13 meses, 67% da população aprovava a gestão do presidente peronista. Agora, esse percentual é de apenas 26%.
A aprovação é, inclusive, inferior do que a do ex-presidente Mauricio Macri no momento mais crítico de seu governo, em maio de 2019.
A satisfação com o rumo geral do país caiu de 57% em abril de 2020 para 11% em maio de 2021. Os entrevistados consideram que o maior problema do país é a inflação (42%), seguido pela corrupção (37%). Problemas de segurança e assaltos surgem em terceiro lugar, com 33% das respostas, mas representam uma queda de dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. A parcela que disse que sua maior preocupação é a covid aumentou de 8% para 17% no período.
A Argentina tem de fato registrado aumento de inflação; os preços ao consumidor subiram 4,1% entre março e abril e 46,3% na comparação anual, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos do país (Indec).