Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-secretário de Estado Mike Pompeo disse que o governo Biden “falhou” em sua retirada do Afeganistão, já que o Taleban está prestes a retomar o controle do país enquanto os EUA estão encerrando sua presença militar de quase 20 anos lá. A declaração ocorreu em entrevista à Fox News.
Pompeo também se opôs à afirmação do presidente Biden de que ele herdou uma situação ruim de seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump.
“Parece que o governo Biden falhou na execução de seu próprio plano”, disse Pompeo ao veículo americano.
O Taleban, o grupo extremista islâmico que os Estados Unidos retiraram do poder após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 devido ao fato de abrigarem o mentor Osama bin-Laden, assumiu grande parte do Afeganistão, e a manhã de domingo estava prestes a assumir a capital de Cabul. Enquanto isso, os EUA estão evacuando sua embaixada.
As forças americanas devem concluir sua retirada até o final de agosto, mas Pompeo disse que o governo não deve apenas permitir que o Taleban assuma o controle.
“Devemos colocar pressão sobre eles, devemos infligir custos e dor sobre eles”, disse Pompeo. O ex-secretário disse que o Taleban se tornar “agressivo” e “destemido” é o resultado mais recente do governo Biden não ter implementado medidas eficazes de dissuasão.
“Já lançamos foguetes iranianos em Israel, devolvemos um oleoduto aos russos, permitimos que os chineses castiguem nossa alta liderança em Anchorage, agora estamos permitindo que o Taleban corra livre e selvagem por toda parte Afeganistão “, disse ele.
Biden culpou o governo Trump por fazer um acordo com o Taleban que levou à retirada. Em 2019, Trump criticou a presença contínua dos EUA no Afeganistão, alegando que as forças americanas serviram como “policiais” por 19 anos e não deveriam mais fazê-lo.
“Se os riscos não fossem tão sérios, Chris, seria patético”, disse Pompeo sobre Biden culpando o governo Trump. Pompeo acrescentou que os EUA reduziram suas forças no Afeganistão sob o comando de Trump, mas o Taleban não se rebelou como está agora.
Pompeo disse que, embora Trump planejasse sair do Afeganistão, ele não teria permitido que o Taleban assumisse o controle. Ele disse que o acordo que o governo Trump havia alcançado com o Taleban pedia “uma retirada baseada nas condições” e permitia que os EUA tomassem medidas se necessário.