Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Partido pró-Putin mantém grande maioria no parlamento russo

AP- O partido governante da Rússia manteve sua maioria absoluta no parlamento, cimentando ainda mais o controle do presidente Vladimir Putin no poder após as eleições que excluíram a maioria dos políticos da oposição e foram marcadas por vários relatos de violações.

A votação foi observada de perto em busca de sinais de que o controle de Putin poderia escorregar, ainda que ligeiramente, antes da eleição presidencial de 2024. Ainda não está claro se ele irá concorrer novamente, escolher um sucessor ou traçar um caminho diferente – mas espera-se que ele mantenha sua mão no leme tudo o que ele decidir, e uma Duma de Estado obediente, ou parlamento, será crucial para esses planos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os resultados divulgados na segunda-feira por quase 99% das assembleias de voto do país deram ao partido no poder, Rússia Unida, 49,8% dos votos para os 225 assentos distribuídos pelos partidos, de acordo com a Comissão Eleitoral Central. Outros 225 legisladores são escolhidos diretamente pelos eleitores, e os resultados mostraram que os candidatos do Rússia Unida venceram em 198 dessas disputas.

Ella Pamfilova, chefe da comissão, confirmou que o Rússia Unida manteve a chamada maioria constitucional no parlamento, ou pelo menos dois terços dos 450 assentos necessários para um partido fazer mudanças na constituição do país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, os resultados indicaram que quase não haveria vozes de oposição na Duma, com três outros partidos que geralmente seguem a linha do Kremlin para ocupar muitas das cadeiras restantes, junto com o Partido do Povo Novo, formado no ano passado e é considerado por muitos como um projeto patrocinado pelo Kremlin.

De acordo com Pamfilova, os candidatos de três outros partidos ganharam cada um um assento, portanto, em todos os oito partidos políticos estarão representados na Duma. A participação eleitoral foi de 51%, disse ela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Partido Comunista recebeu 19% dos votos da lista do partido, uma melhoria considerável em relação aos 13% que obteve nas eleições de 2016. O Rússia Unida obteve cerca de 54% há cinco anos, então os resultados indicam alguma queda no apoio.

Mas as preocupações de que os resultados tenham sido manipulados aumentaram na segunda-feira, com muitos reclamando que o colapso da votação online em Moscou ainda não estava disponível ao público. Os resultados nas outras seis regiões que tiveram permissão para votar online foram detalhados. Em Moscou, a aprovação do partido no poder sempre foi particularmente baixa e a votação de protesto foi generalizada. Candidatos do Partido Comunista convocaram manifestações no final do dia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alegações de fraude à parte, a varredura do Kremlin era amplamente esperada, já que poucos candidatos da oposição tiveram permissão para concorrer neste ano, depois que as autoridades russas desencadearam uma repressão violenta contra os críticos do Kremlin .

Organizações ligadas ao líder da oposição preso Alexei Navalny foram declaradas extremistas e qualquer pessoa associada a elas foi impedida de procurar cargos públicos por uma nova lei. Navalny está cumprindo pena de 2 anos e meio de prisão por violar a liberdade condicional por causa de uma condenação anterior que ele diz ter motivação política.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outros proeminentes políticos da oposição enfrentaram processos ou foram forçados a deixar o país sob pressão das autoridades.

A equipe de Navalny esperava diminuir o domínio do Rússia Unida com sua estratégia de Votação Inteligente , que promoveu candidatos que tivessem a melhor chance de derrotar os apoiados pelo Kremlin. No entanto, as autoridades empreenderam um grande esforço para suprimir a estratégia nas últimas semanas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo bloqueou o site do Smart Voting e pressionou a Apple e o Google a removerem um aplicativo de suas lojas online russas – uma medida que os gigantes da tecnologia tomaram quando a votação começou na sexta-feira. O Google também negou acesso a dois documentos em seu serviço online Google Docs, que listava candidatos aprovados pelo Smart Voting, e o YouTube bloqueou vídeos semelhantes. Além disso, o fundador do aplicativo de mensagens russo Telegram, Pavel Durov, desativou no sábado um chatbot de votação inteligente criado por aliados de Navalny.

Durov disse que queria respeitar as leis que proíbem a campanha em dias de votação, mas os críticos rapidamente apontaram que o chatbots semelhantes que imitavam o voto inteligente e não removeu a convocação do prefeito de Moscou para votar em candidatos do Rússia Unida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Apple e o Google não responderam a um pedido de comentário.No entanto, uma pessoa com conhecimento direto do assunto que falou sob condição de anonimato devido à delicadeza do assunto, disse que o Google foi forçado a remover o aplicativo porque enfrentava demandas legais de reguladores e ameaças de processo criminal na Rússia.

A votação foi prejudicada por inúmeros relatos de violações, incluindo preenchimento de votos. Alguns vídeos nas redes sociais mostraram pessoas tentando enfiar pilhas grossas de votos em urnas, com apenas tentativas frágeis de bloquear a visão das câmeras de vigilância levantando esfregões ou pedaços de papelão. Brigas com monitores eleitorais também foram registradas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alguns críticos do Kremlin disseram que houve tantas violações quanto na eleição parlamentar de 2011, quando relatos de fraudes em massa desencadearam meses de protestos antigovernamentais e anti-Putin. Pamfilova afirmou, no entanto, que houve menos violações este ano do que antes. Ela disse que 25.830 cédulas em 35 regiões foram invalidadas.

O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin vê a eleição “de maneira bastante positiva” em termos de “competitividade, transparência e justiça”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O próprio Putin agradeceu aos russos “pela confiança” e “uma abordagem proativa da vida”, referindo-se ao comparecimento, que foi maior do que em 2011.

A votação foi estendida para três dias por causa do coronavírus, e em sete das mais de 80 regiões da Rússia, os eleitores tiveram a opção de votar online. As autoridades disseram que as medidas foram tomadas para reduzir a aglomeração nas urnas durante a pandemia, mas os monitores eleitorais disseram que isso criou mais espaço para manipular os resultados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Houve preocupações particulares em Moscou, onde quase 2 milhões de votos foram dados online, e os resultados de algumas corridas mudaram dramaticamente no último minuto na segunda-feira.

“Os resultados da votação online fraudulenta não verificável em Moscou devem ser invalidados completamente”, escreveu o estrategista Leonid Volkov no Facebook.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outros questionaram por que os resultados da votação online de Moscou não foram divulgados como em outras áreas.

“Pelo que entendi, os dados das assembleias de voto offline mostram que os candidatos (apoiados por) Smart Voting venceram em 12 distritos (constituintes únicos) de 15 e em São Petersburgo – em sete de oito”, disse Navalny em uma postagem nas redes sociais transmitida por seus advogados da prisão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Então o robô pensou sobre isso, acendeu um cigarro e decidiu desacelerar a publicação até que as mãozinhas espertas do Rússia Unida falsificassem os resultados em resultados completamente opostos”, disse ele.

Valery Rashkin, um membro sênior do Partido Comunista que concorreu à reeleição, pediu aos apoiadores que se reunissem na Praça Pushkin, no centro de Moscou, na noite de segunda-feira para “discutir” os resultados das eleições e protestar contra as violações relatadas. “Venha conosco para lutar por nossos direitos!” escreveu Rashkin, que foi apoiado pelo Smart Voting e inicialmente liderou sua corrida, mas perdeu para um oponente do Rússia Unida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O site de notícias russo Ura.ru divulgou um vídeo mostrando que a praça já estava cercada e cercada por vans da polícia.

A analista política independente Masha Lipman disse que evidências anedóticas de violações sugerem que a votação pode ter sido ainda mais problemática do que em 2011, mas ela acredita que uma onda de protestos tão grande quanto 10 anos atrás é improvável.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Há uma grande diferença no humor do público em 2011, quando as pessoas foram às ruas (e agora)”, disse Lipman.

“Entre 2011-2012 e agora, o governo endureceu sua política de forma bastante dramática”, disse ela. “A última vez que tivemos protestos de rua em massa no início deste ano, eles foram brutalmente reprimidos e parece que essa política de repressão brutal e intimidação funcionou.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

apple

Ciência e Tecnologia

Após uma batalha legal que se estendeu por anos, a Apple está se aproximando do prazo final para compensar os usuários nos Estados Unidos...

Porto Alegre corredor humanitário Porto Alegre corredor humanitário

Brasil

Em uma medida para aliviar o congestionamento na capital gaúcha, o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou a abertura do corredor humanitário para veículos de...

Brasil

Um assalto a um ônibus fretado que transportava 28 policiais militares na noite de quinta-feira (16) terminou com um bandido morto e dois em...

Guaíba recua e Porto Alegre abre comporta para escoar água do Centro Histórico Guaíba recua e Porto Alegre abre comporta para escoar água do Centro Histórico

Destaques

O nível do Lago Guaíba em Porto Alegre finalmente recuou abaixo da marca de 4,70 metros na manhã desta sexta-feira (17), permitindo o início...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,10 Euro: 5,55CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Rio Grande Do Sul Pode Voltar A Ter Fortes Temporais Na Próxima Semana Rio Grande do...

Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) uma lista das cidades brasileiras com as maiores e menores taxas de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) formalizou uma denúncia de intolerância religiosa contra Michele Dias Abreu, empresária e influenciadora de 43 anos, residente...

Brasil

O corpo de um homem não identificado foi encontrado em um canavial no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió, na sexta-feira (17)....

Governo Lula fala em "fake news" sobre o RS e pede que PF investigue posts de Pablo Marçal, Eduardo Bolsonaro, Cleitinho, jornalistas e perfis nas redes sociais Governo Lula fala em "fake news" sobre o RS e pede que PF investigue posts de Pablo Marçal, Eduardo Bolsonaro, Cleitinho, jornalistas e perfis nas redes sociais

Brasil

Em meio às enchentes que afetam o Rio Grande do Sul, o estado enfrentará chuvas isoladas e mais fracas neste sábado (18/5). As informações...

São Paulo

A Justiça de São Paulo ouviu nesta sexta-feira (17/5) parte das testemunhas envolvidas no caso conhecido como “Massacre de Paraisópolis”, em que nove jovens...

Brasil

Um incidente ocorreu em uma residência no Jardim Araucária, em Apiaí (SP) na noite de quinta-feira (16), no qual um policial militar do Corpo...

Brasil

Durante o período de estado de calamidade no Rio Grande do Sul, um total de 112 indivíduos foram detidos em diferentes regiões do estado...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit