Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Jonathan Toebbe e sua esposa Diana foram presos em West Virginia no sábado, anunciou o Departamento de Justiça.
Eles supostamente tentaram vender os dados do projeto de um submarino nuclear, escondidos em um sanduíche de pasta de amendoim, para alguém que pensaram representar outro país.
Na verdade, era um agente do FBI disfarçado.
De acordo com o comunicado , o Sr. Toebbe e o seu parceiro – 42 e 45 respectivamente – foram agora acusados ao abrigo da Lei da Energia Atómica.
O Sr. Toebbe trabalhou no programa de propulsão nuclear da Marinha dos EUA e tinha autorização de segurança nacional.
Ele então supostamente começou a escrever para um indivíduo por e-mail criptografado. Embora ele pensasse que essa pessoa representava o governo estrangeiro, eles eram na verdade um agente do FBI, disse o depoimento.
Depois de vários meses, o casal acusado supostamente fez um acordo para compartilhar informações secretas em troca de cerca de US $ 100.000 (£ 73.000) em criptomoeda.
Em junho deste ano, Jonathan e Diana Toebbe viajaram para a Virgínia Ocidental para entregar os dados.
Com Diana atuando como vigia, Jonathan “colocou um cartão SD escondido em meio sanduíche de manteiga de amendoim” em um determinado local, disse a declaração.
Depois que o agente retirou o cartão, ele enviou o pagamento e recebeu uma chave de descriptografia para acessar o cartão SD. Nele havia dados restritos “relacionados a reatores nucleares submarinos”.
O Sr. Toebbe então deu uma segunda gota morta – desta vez escondida dentro de um pacote de goma de mascar – em agosto, com ainda mais dados secretos sobre ele.
Agentes do FBI prenderam o casal no sábado, durante uma terceira entrega de mortos.
O casal deve comparecer ao tribunal federal em 12 de outubro.
Fonte: Bloomberg