Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Centenas de casas foram destruídas e dezenas de milhares de pessoas deixaram suas casas no Colorado, Estados Unidos, depois que incêndios florestais causados por ventos fortes engolfaram duas cidades perto da capital do estado, Denver.
Pelo menos seis pessoas e um socorrista ficaram feridos na quinta-feira, embora as autoridades acreditem que pode haver mais vítimas devido à intensidade dos incêndios que rapidamente atingiram o condado de Boulder. Com rajadas de ventos de até 169 quilômetros por hora (105 milhas por hora), a Agência Nacional de Meteorologia alertou para uma “situação de risco de vida” em algumas áreas.
As autoridades ordenaram evacuações para Louisville, que tem cerca de 21.000 residentes, e Superior, que abriga 13.000 pessoas e um subúrbio de Boulder. As cidades vizinhas ficam a cerca de 32 km (20 milhas) a noroeste de Denver, uma cidade de mais de 715.000 habitantes onde uma coluna de fumaça gigantesca era visível.
“Sabemos que aproximadamente 370 casas no loteamento Sagamore… foram perdidas. Há um potencial de 210 casas perdidas em Old Town Superior ”, disse o xerife do condado de Boulder, Joe Pelle, em entrevista coletiva na quinta-feira (30).
“Devido à magnitude e intensidade deste incêndio, e à sua presença em uma área tão populosa, não ficaríamos surpresos se houvesse feridos ou mortes”, disse ele.
Os residentes evacuaram com bastante calma e ordem, mas as ruas sinuosas nas subdivisões suburbanas rapidamente ficaram congestionadas enquanto as pessoas tentavam sair. Às vezes, os carros demoravam até 45 minutos para avançar apenas algumas centenas de metros.