Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os bombeiros lutaram contra um grande incêndio no complexo do Parlamento da África do Sul neste domingo )2), que lançou uma nuvem negra de fumaça e chamas no ar acima do centro da Cidade do Cabo e causou o colapso de alguns tetos do prédio que abriga a legislatura nacional.
O incêndio começou no terceiro andar de um antigo prédio que abriga escritórios e se espalhou para o prédio da Assembleia Nacional, onde agora fica o Parlamento da África do Sul , disse a Ministra de Obras Públicas e Infraestrutura, Patricia de Lille.
“O incêndio está atualmente nas câmaras da Assembleia Nacional”, disse De Lille a repórteres no local. “Este é um dia muito triste para a democracia, pois o Parlamento é a casa da nossa democracia.”
O porta-voz do Serviço de Bombeiros e Resgate da Cidade do Cabo, Jermaine Carelse, disse que não houve registro de feridos. O Parlamento estava fechado para as férias.
Os guardas de segurança relataram o incêndio pela primeira vez por volta das 6h, disse Carelse, e 35 bombeiros estavam no local. Alguns deles foram erguidos no horizonte da Cidade do Cabo em um guindaste para borrifar água nas chamas de cima.
Eles ainda estavam lutando contra o incêndio mais de seis horas depois.
O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa foi informado sobre o incêndio, disse De Lille, mas era muito cedo para especular sobre uma causa. Ela disse que as autoridades estão analisando as imagens das câmeras de vídeo.
O vice-ministro da Segurança do Estado também esteve no complexo do Parlamento. O presidente do parlamento, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, advertiu contra as especulações de que foi um ataque deliberado.
#BREAKING: Firefighters are battling a large fire that has ripped through the Houses of Parliament in Cape Town, South Africa
"There have been reports of some walls showing cracks, which could indicate a collapse” Jermaine Carelse, of CT fire servicehttps://t.co/LZTNH0Dzmu — Stefan Simanowitz (@StefSimanowitz) January 2, 2022
“Até que seja fornecido um relatório informando que houve um incêndio criminoso, temos que ter cuidado para não fazer sugestões de que houve um ataque”, disse ela.
O presidente Ramaphosa e muitos dos políticos de alto escalão da África do Sul estiveram na Cidade do Cabo para o funeral do arcebispo Desmond Tutu, que aconteceu no sábado na Catedral de São Jorge, a cerca de um quarteirão da delegacia do Parlamento.
O distrito tem três seções principais, o edifício original do Parlamento concluído no final de 1800 e duas partes mais recentes construídas no século XX.
O incêndio foi inicialmente concentrado no antigo edifício do Parlamento, que está localizado atrás da Assembleia Nacional, disse De Lille a repórteres em frente aos portões do complexo do Parlamento. Durante esse briefing, ela disse que os bombeiros “têm a situação sob controle”, mas o fogo se espalhou logo depois e destruiu o atual prédio do Parlamento.
As autoridades temiam que outras partes dos edifícios na delegacia pudessem desabar por causa do calor, enquanto artefatos históricos no interior provavelmente seriam danificados ou destruídos. A parte superior do prédio branco brilhante da Assembleia Nacional havia sido queimada enquanto a fumaça saía de seu telhado.
“O betume do telhado está derretendo até mesmo, uma indicação do calor intenso. Houve relatos de algumas paredes mostrando rachaduras, o que poderia indicar um colapso ”, disse Carelse ao site News24.
A polícia isolou o complexo e fechou as estradas. Algumas das áreas bloqueadas ficavam perto de onde as pessoas haviam deixado flores e outras homenagens a Tutu.
Um grande incêndio florestal nas encostas da famosa Table Mountain da Cidade do Cabo no ano passado se espalhou pelos prédios abaixo e destruiu parte de uma biblioteca histórica da Universidade da Cidade do Cabo.
(AP)