Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As agências das Nações Unidas lançaram um apelo de emergência para responder às crescentes necessidades humanitárias após a invasão da Ucrânia pela Rússia , solicitando urgentemente US$ 1,7 bilhão para ajudar as pessoas que fugiram do país e as que ainda estão lá.
A ONU estima que 12 milhões de pessoas na Ucrânia precisarão de ajuda e proteção, enquanto projeta que mais de quatro milhões de refugiados ucranianos podem precisar de ajuda em países vizinhos nos próximos meses.
“A crise ficou muito feia muito rápido”, disse Martin Griffiths, subsecretário-geral para assuntos humanitários e coordenador de ajuda de emergência, a repórteres em uma entrevista coletiva em Genebra na terça-feira.
“Esta é a hora mais sombria para o povo da Ucrânia”, disse Griffiths.
“Devemos transformar esse choque inicial, descrença e incerteza sobre os dias em que entraremos em compaixão e solidariedade com os milhões de ucranianos comuns que agora precisam de ajuda e proteção de emergência.”
Today, we launch emergency appeals for urgent aid for people inside #Ukraine & those that have fled to neighbouring countries.
We call on donors to give generously & promptly.
Watch live: https://t.co/FcG7FCPMsz#InvestInHumanity @antonioguterres @FilippoGrandi @MelissaFleming pic.twitter.com/eq1FsE9VSC — Martin Griffiths (@UNReliefChief) March 1, 2022
Até 40% Dos fundos serão distribuídos às pessoas diretamente em dinheiro.
O programa de ajuda também inclui alimentos, água e saneamento, apoio a serviços de saúde e educação e assistência em abrigos para reconstruir casas danificadas.
O plano também visa apoiar as autoridades na manutenção e criação de centros de trânsito e recepção para pessoas deslocadas.