Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão.
O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, anunciou nesta segunda-feira (28) que os EUA estão enviando seis aeronaves EA-18 Growler da Marinha para a Base Aérea de Spangdahlem na Alemanha “para reforçar a prontidão, melhorar a postura de defesa coletiva da OTAN e aumentar ainda mais as capacidades de integração aérea com nossos aliados e nações parceiras”.
“Esses growlers, como aqueles que estão familiarizados com a plataforma sabem, estão equipados para uma variedade de missões”, disse Kirby. “Mas eles se especializam em voar em missões de guerra eletrônica, usando um conjunto de sensores de interferência para confundir os radares inimigos, ajudando muito na capacidade de conduzir a supressão de operações de defesa aérea inimigas”.
Cerca de 240 funcionários da Marinha acompanharão a aeronave da Estação Aérea Naval Whidbey Island, no estado de Washington.
Os Growlers EA-18 são projetados para guerra eletrônica para “bloquear o inimigo”, disse ele
Essa transferência não é uma resposta a nenhuma ameaça aguda, disse Kirby, mas faz parte dos esforços para aumentar a prontidão e aumentar a dissuasão da Otan. Eles não serão usados contra as forças russas na Ucrânia, disse ele.
Kirby chamou o embarque da aeronave de “decisão prudente”, já que os EUA continuam reavaliando a postura da força no flanco leste.
O ataque à Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, fez com que quase 4 milhões de pessoas fugissem do país e levou a Otan a reforçar forças em nações da aliança próximas.