Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (20), o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, fez uma visita surpresa à Ucrânia. Ele esteve na capital Kiev e em Borodyanka, cidade destruída pela Rússia na guerra.
Michel se encontrou com Olga Stefanishyna, vice-primeira-ministra para a integração europeia e euro-atlântica da Ucrânia.
Ao publicar uma imagem em uma estação de trem em Kiev, ele disse estar “no coração de uma Europa livre e democrática”.
Michel também publicou imagens em Borodyanka, cidade próxima à capital. Em 8 de abril, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou a situação no município como “muito pior” do que a de Bucha –local em que centenas de corpos de civis foram encontrados nas ruas depois da retirada russa.
Segundo Zelensky, há “ainda mais vítimas dos ocupantes russos” em Borodyanka.
“A história não esquecerá os crimes de guerra cometidos aqui”, escreveu Michel, em inglês e ucraniano, no Twitter. “Não pode haver paz sem justiça”, completou.
Em 8 de abril, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do alto representante da UE para os Assuntos Externos, Josep Borrell, estiveram na Ucrânia. Eles visitaram locais bastante afetados pela guerra, como Bucha.