Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
A rainha Elizabeth II completou 96 anos nesta quinta-feira (21), recebendo um empolgante “Feliz Aniversário” de uma banda militar do lado de fora de sua casa no Castelo de Windsor, após um ano conturbado atingido por problemas de saúde.
O Band of the Coldstream Guards, em túnicas vermelhas e chapéus de pele de urso, fez o tributo a multidões de espectadores, antes de uma saraivada de tiros cerimoniais em todo o país.
Mas a rainha – a chefe de Estado mais velha e mais antiga do mundo – marcou a ocasião com pouco alarde, retirando-se para sua propriedade rural em Sandringham, no leste da Inglaterra, para uma pequena pausa.
Nenhum compromisso oficial foi planejado, embora as autoridades reais tenham divulgado uma fotografia da chefe de estado amante de cavalos com dois de seus pôneis.
Seu neto, o príncipe William e sua esposa Kate a chamaram de “uma inspiração para muitos no Reino Unido, na Commonwealth e no mundo”.
A tradição real desde o século 18 também viu o monarca ter um segundo aniversário oficial, normalmente comemorado em um clima mais quente em junho.
O aniversário oficial deste ano coincide com quatro dias de eventos públicos, de 2 a 5 de junho, para marcar seu recorde de 70 anos no trono.
A fabricante de brinquedos americana Mattel lançou uma nova boneca Barbie da rainha para comemorar o Jubileu de Platina.
A viagem a Sandringham está sendo vista como um “passo positivo”, dados seus recentes problemas de saúde, informou a mídia britânica.
Desde que passou uma noite não programada no hospital em outubro passado, ela reduziu enormemente as aparições públicas sob ordens médicas.
Uma queixa nas costas e dificuldades em ficar em pé e andar a fizeram cancelar vários compromissos, incluindo eventos recentes da igreja para marcar a Páscoa.
Um surto de COVID-19 em fevereiro a deixou “muito cansada e exausta”, ela admitiu no início deste mês.
Mas o irmão de William, o príncipe Harry, disse à NBC em uma entrevista transmitida na quarta-feira que ela estava “em ótima forma” quando a viu na semana passada.
A rainha foi vista pela última vez em público na Abadia de Westminster, no centro de Londres, em 29 de março, em um serviço memorial para seu falecido marido, o príncipe Philip, que morreu no ano passado aos 99 anos.
No dia 11 de abril o jornal Folha de S. Paulo publicar um obituário errôneo relatando a morte da rainha.
Ela está vivíssima, hein Folha?!
Vida longa à Rainha!