Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O bilionário fundador de tecnologia e filantropo Bill Gates descartou a teoria do vazamento de laboratório sobre as origens do coronavírus nesta terça-feira (4) e, em vez disso, afirmou que se originou em morcegos.
Gates apareceu no programa estadunidense “The Daily Show” do Comedy Central para discutir seu novo livro, “How to Prevent the Next Pandemic”, e rejeitou uma sugestão do apresentador Trevor Noah de que os laboratórios que estudam vírus precisavam fazer um trabalho melhor na contenção de qualquer perigo potencial de escapar.
“Eu me peguei lendo o livro e fiquei fascinado, mas eu estava indo, não deveríamos também estar interessados em como essa pandemia surgiu?” disse Noé. “Tipo, ainda está envolto em tanto mistério. É tipo, como podemos prevenir algo que nem sequer entendemos como surgiu?”
“Existem laboratórios onde eles precisam fazer melhor, você sabe, encerrando o trabalho que eles estão fazendo? Eu entendo que eles têm que fazer o trabalho, mas como descobrimos isso e como avançamos nessa reino?” ele adicionou.
Gates respondeu voltando o foco para a disseminação de doenças de animais, argumentando que o coronavírus não era diferente de outras doenças que se sabe terem se originado de animais como chimpanzés e morcegos.
“Bem, (indiscernível) cuidado com a segurança do laboratório. É bastante claro neste caso que veio através de animais”, disse Gates. “E quase todas as nossas doenças, como o HIV, passaram de chimpanzés na África há algum tempo. O ebola veio de morcegos. Isso também, com um passo no meio, veio de morcegos.”
Ele continuou afirmando que a propagação de doenças de animais para humanos continuaria a acontecer à medida que os humanos continuassem “invadindo muitos habitats” devido às mudanças climáticas.
Em contraste com a afirmação de Gates sobre as origens do coronavírus, um número crescente de cientistas em todo o mundo deu mais atenção à teoria de que se originou em um laboratório de Wuhan, na China, antes de escapar de alguma forma.
De acordo com um relatório de fevereiro , o governo do Reino Unido acredita que a teoria do vazamento de laboratório seja a explicação mais provável sobre as origens do vírus.
Nenhum animal ainda foi encontrado carregando o coronavírus , apesar dos testes maciços realizados por investigadores da Organização Mundial da Saúde na China na área que se acredita ser onde o surto começou.