Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério da Saúde da Argentina confirmou nesta sexta-feira (27) o segundo caso da varíola dos macacos no país.
Segundo o governo, o estado de saúde do paciente é bom e ele está isolado recebendo tratamento para seus sintomas. A pessoa apresenta lesões pelo corpo, mas sem outros sintomas.
Em um comunicado à imprensa argentina, o órgão de saúde disse que se trata de uma pessoa residente na Espanha, que está visitando a província de Buenos Aires, e esclareceu que esse paciente não apresenta nenhuma ligação com o primeiro caso diagnosticado no país.
“O resultado da reação de amplificação por PCR da amostra retirada do segundo caso de alta probabilidade é positivo, o que confirma a infecção por poxvírus pertencentes ao grupo eurasiano-africano do gênero Orthopox”, afirma o comunicado.
O Ministério disse o paciente chegou ao país no dia 25 de maio e apresentou sintomas no dia 26.
“Os seus contatos próximos encontram-se sob rigoroso acompanhamento clínico e epidemiológico, estando todos assintomáticos até à data”, destacou o Ministério da Saúde.
Até agora, a Argentina é o único país da América Latina e do Caribe que confirmou a presença de dois pacientes com varíola dos macacos, embora outras nações como Bolívia, Peru e Equador tenham relatado casos suspeitos ainda não diagnosticados.