Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (21), o Kremlin disse que o líder russo, Vladimir Putin, está bem de saúde, descartando o que chamou de relatos falsos de que ele está doente. “Está tudo bem com sua saúde”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em resposta a uma pergunta em seu briefing diário.
“Você sabe que especialistas em informação ucranianos, americanos e britânicos, lançaram várias falsificações sobre o estado de saúde do presidente nos últimos meses – isso não passa de falsificações”, acrescentou.
Putin tossiu durante uma aparição pública na quarta-feira, quando a agência de notícias Interfax o citou dizendo que havia pegado um leve resfriado durante uma visita ao Irã no dia anterior.
“Estava muito quente em Teerã ontem, mais 38 (graus Celsius), e o ar condicionado era muito forte lá. Então, peço desculpas”, disse Putin, 69 anos.
O escrutínio internacional de sua saúde se intensificou nos últimos meses, inclusive quando ele foi fotografado se encontrando com autoridades estrangeiras e russas sentado em extremidades opostas de longas mesas como precaução contra o COVID. Às vezes, ele também parece andar rigidamente.
Desde o lançamento da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, ele tem estado frequentemente à vista do público, mantendo uma agenda cheia de reuniões e ligações, incluindo duas viagens ao exterior no mês passado.
O diretor da CIA, William Burns, foi questionado sobre o assunto durante um fórum de segurança nos Estados Unidos na quarta-feira, onde disse que Putin era “inteiramente saudável demais”.
*Com informações de Reuters