Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Ucrânia aumentou a pressão sobre a Alemanha para entregar mais equipamentos militares, enquanto Kiev prossegue sua contra-ofensiva no leste e no sul contra as forças russas.
O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, acusou o governo alemão de ignorar os pedidos de Kyiv para tanques Leopard e veículos de combate de infantaria Marder.
Ele disse que Berlim só deu “medos e desculpas abstratos” sobre o motivo pelo qual não estava fornecendo mais equipamentos.
“Sinais decepcionantes da Alemanha, enquanto a Ucrânia precisa de Leopards e Marders agora, para libertar as pessoas e salvá-las do genocídio”, disse Kuleba no Twitter.
“Nem um único argumento racional sobre por que essas armas não podem ser fornecidas, apenas medos e desculpas abstratos. O que Berlim tem medo que Kyiv não tem?”
Ele falava na terça-feira após uma reunião com sua colega alemã, Annalena Baerbock, em Kyiv no fim de semana.
A política do Partido Verde, que viajou de trem noturno para sua segunda visita como ministra das Relações Exteriores à capital ucraniana, prometeu mais apoio da Alemanha, dizendo que os avanços feitos pelo exército ucraniano em empurrar as forças russas para trás eram um “bom argumento” para o entrega de armas do oeste.
Mas quando pressionado por Kuleba para apoiar especificamente a entrega de tanques Leopard 2, Baerbock disse: “Já estamos entregando armas pesadas”.
Ela então listou os sistemas de armas que a Alemanha já havia enviado para a Ucrânia, referindo-se ao seu programa multilateral de intercâmbio e aos acordos que tem com outros parceiros ocidentais, acrescentando: “Sei que o tempo é essencial”.
Acredita-se que o Baerbock queira intensificar a participação alemã, mas primeiro deve conquistar o apoio dos outros partidos do governo de coalizão de três vias.
Outros em seu partido, liderados pelo co-líder Omid Nouripour, apoiaram os pedidos de uma entrega rápida de tanques Leopard à Ucrânia. “Todo mundo no governo sabe que ainda mais seria possível”, disse Nouripour a um jornal alemão.
Anton Hofreiter, um dos principais membros do Partido Verde, disse em entrevista ao Mediengruppe Bayern: “Mais cedo ou mais tarde, não teremos outra escolha a não ser entregar tanques de batalha modernos e ocidentais para a Ucrânia”.
“Acredito que devemos entregar tanques Leopard o mais rápido possível para evitar que soldados ucranianos morram desnecessariamente”, disse ele.