Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A primeira-ministra britânica Liz Truss respondeu com firmeza nesta quarta-feira (19) às críticas da oposição no Parlamento dizendo que ela é “uma lutadora, não alguém que desiste”.
Enfraquecida por ter que desistir de quase todas as medidas anunciadas no final de setembro que assustaram os mercados financeiros, Truss declarou ter corrigido a situação “no interesse nacional para garantir a estabilidade econômica do país “.
O índice de preços ao consumidor (IPC) do Reino Unido situou-se em 10,1% em setembro, ante 9,9% em agosto, mantendo-se assim no nível mais alto em 40 anos, informou esta quarta-feira o Office for National Statistics (ONS).
O aumento da inflação respondeu ao aumento dos serviços domiciliares, principalmente o aumento de eletricidade e gás, bem como o aumento de alimentos, bebidas não alcoólicas e transporte, acrescentou o ONS.
O diretor de estatísticas econômicas do ONS, Darren Morgan , disse que, após uma ligeira queda no mês passado, a inflação voltou a subir, devido a “novos aumentos nos alimentos, que tiveram seu maior aumento anual em mais de 40 anos”. os preços também subiram depois de cair nessa época do ano passado.”
“Esses aumentos foram parcialmente compensados por quedas contínuas nos custos da gasolina, com os preços das companhias aéreas caindo mais do que o normal para esta época do ano e os preços dos carros usados também subindo menos do que os grandes aumentos vistos no ano passado”, acrescentou.
O valor da inflação de setembro é importante porque é usado para calcular o aumento da pensão estadual em abril.
O chanceler britânico do Tesouro , Jeremy Hunt , disse hoje que o governo “priorizará ajudar os mais vulneráveis, proporcionando estabilidade econômica”.
Nos últimos meses, o IPC do Reino Unido manteve uma forte tendência ascendente, o que obrigou o Banco de Inglaterra a ordenar uma série de aumentos das taxas de juro para tentar travar a subida da inflação.
Há algumas semanas, o banco emissor britânico elevou as taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para 2,25%, seu nível mais alto desde dezembro de 2008.
Truss pediu desculpas por “erros” em seu programa que minaram a confiança dos investidores e despencaram seus índices de popularidade nas pesquisas, mas disse que não renunciaria.
“Quero aceitar a responsabilidade e pedir desculpas pelos erros cometidos”, disse Truss à BBC .
“Eu queria agir, mas para ajudar as pessoas com suas contas de energia, para lidar com a questão dos altos impostos. Mas fomos longe demais e rápido demais.”
Hunt, que foi nomeado na sexta-feira depois que Truss derrubou seu aliado próximo Kwasi Kwarteng , descartou os pontos altos restantes de sua agenda na segunda-feira, incluindo a redução de seu vasto plano de apoio à energia.
(Com informações da AFP)