Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Pulso Ciudadano, realizou uma pesquisa para avaliar a percepção dos cidadãos sobre a gestão do governo chileno e a extinção das administradoras de fundos de pensão chilenos (AFP), entre outros temas importantes.
O resultado mais relevante que o levantamento produziu foi a desaprovação dos cidadãos chilenos ao governo de Gabriel Boric, que chegou a 61,0%, enquanto 14% não souberam avaliar a gestão do presidente. Apenas 24,6% apoiam a gestão do presidente.
Ou seja, segundo o levantamento, a presidente do Chile caiu 0,8 ponto em relação à aprovação de outubro , que obteve 25,4%.
Sobre a entrega dos resultados, a pesquisa revelou que 40,1% da população concorda fortemente com a atual reforma da previdência apresentada pelo governo de Gabriel Boric. 27,7 % discorda/discorda fortemente e 32,3% não concorda nem discorda.
A empresa de pesquisa chilena fez entrevistas online, através de um painel virtual representativo a nível nacional , que decorreram na segunda quinzena de novembro do corrente ano.
A consulta realizada pelo Pulso Ciudadano realizou 853 entrevistas sobre vários temas da atualidade como a percepção da situação económica do país, a avaliação do presidente, o novo processo constituinte e a covid-19.
“A margem de erro amostral para a amostra total é de +/- 3,4%, sob hipóteses de aleatoriedade simples, nível de confiança de 95% e variância máxima dos estimadores”, diz a empresa de pesquisa.