Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Coreia do Sul e os Estados Unidos estão discutindo exercícios conjuntos com equipamento nuclear dos norte-americanos em resposta às ameaças corriqueiras da Coreia do Norte. O anúncio foi feito presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Em entrevista ao jornal local Chosun Ilbo publicada nesta segunda-feira (02), o presidente disse que o “guarda-chuva nuclear” existente e a “dissuasão estendida” dos EUA agora são insuficientes para proteger os sul-coreanos.
“As armas nucleares pertencem aos Estados Unidos, mas planejamento, compartilhamento de informações, exercícios e treinamento devem ser conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos”, afirmou Yoon.
O presidente da Coreia do Sul acrescentou ainda que Washington é favorável à ideia.
As declarações de Yoon Suk-yeol foram feitos um dia depois de a mídia estatal ter informado que Kim Jong-un pediu um aumento “exponencial” no arsenal nuclear de seu país e mais mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) para combater a suposta hostilidade de Washington e Seul.
A Coreia do Norte realizou testes de armas quase todos os meses em 2022, incluindo com seu ICBM, o mais avançado até então.