Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Nepal disse que um gravador de dados de voo e um gravador de voz da cabine foram recuperados do local da queda de um avião de passageiros que caiu ao se aproximar de um aeroporto recém-inaugurado na cidade turística de Pokhara. A aeronave ATR 72, operada pela Yeti Airlines, transportava 72 pessoas quando caiu.
Jagannath Niraula disse que as caixas foram encontradas na segunda-feira, um dia após a queda da aeronave ATR-72, matando pelo menos 69 das 72 pessoas a bordo. Ele disse que eles serão entregues aos investigadores.
Pemba Sherpa, porta-voz da Yeti Airlines, também confirmou que os dados do voo e os gravadores de voz da cabine foram encontrados.
Os gravadores são comumente chamados de “caixas pretas”, embora geralmente não sejam pretos.
As equipes de resgate desceram de rapel para procurar pelos destroços, espalhados por um desfiladeiro de 984 pés, pelas três pessoas desaparecidas. Acredita-se que todos estejam mortos. Um alto funcionário local, Tek Bahadur KC, disse à Agence France-Presse: “Rezamos por um milagre. Mas a esperança de encontrar alguém vivo é nula.”
Ainda não está claro o que causou o acidente, o acidente de avião mais mortal do país do Himalaia em três décadas. O tempo estava ameno e sem vento no dia do acidente.
Uma testemunha que gravou imagens da descida do avião de sua varanda disse que viu o avião voando baixo antes de virar repentinamente para a esquerda. “Eu vi isso e fiquei chocado. … Pensei que hoje tudo estaria acabado aqui depois que ele cair, eu também estarei morto”, disse Diwas Bohora. Depois que ele caiu, chamas vermelhas irromperam e o chão tremeu violentamente, como um terremoto, disse Bohora. “Eu estava com medo. Vendo aquela cena, eu estava com medo.”
Amit Singh, um piloto experiente e fundador da Flight Safety Foundation da Índia, disse que o vídeo parece mostrar um estol, uma situação em que um avião perde sustentação, especialmente em baixas velocidades.