Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse na terça-feira (14) que os Estados Unidos (EUA) são o primeiro país do mundo em espionagem e vigilância secreta de outros estados soberanos.
“Falando em vigilância, os Estados Unidos são, sem dúvida, o país número um do mundo”, disse o diplomata em entrevista coletiva.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China foi questionado sobre o envolvimento dos EUA na explosão do oleoduto Nord Stream, bem como o derramamento de produtos químicos do descarrilamento de trem em Ohio. Fatos de que a Casa Branca estaria tentando encobrir o abate de supostos OVNIs.
A esse respeito, Wang destacou que os oleodutos Nord Stream são uma infraestrutura transnacional vital e as explosões tiveram um sério impacto no mercado mundial de energia e no meio ambiente ecológico.
“Se Seymour Hersh, um conhecido jornalista investigativo americano, está dizendo a verdade sobre o envolvimento dos Estados Unidos nas explosões, o que ele revelou é claramente inaceitável e deve ser contestado. Os Estados Unidos devem ao mundo uma explicação responsável”, disse ele, referindo-se às revelações do vencedor do Prêmio Pulitzer sobre como Washington sabotou e explodiu os oleodutos Nord Stream como uma medida para pressionar a Rússia.
Conforme publicado pelo jornalista, mergulhadores da Marinha dos EUA colocaram os explosivos sob os gasodutos Nord Stream em junho de 2022 no decorrer da “Operação Baltops 22” da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
Seymour Hersh observou que os explosivos foram detonados pelas forças norueguesas em 26 de setembro, lançando uma bóia de um avião que os detonou.
Wang Wenbin também abordou a questão do viés da mídia ocidental: “Nós nos perguntamos por que há tão pouca cobertura por alguns aclamados como mídia ‘livre’, profissional e imparcial sobre o último relatório investigativo sobre o bombardeio do gasoduto. Nord Stream e o vazamento químico causado por um descarrilamento de trem nos Estados Unidos. Pelo que vimos, isso não é novidade.”