Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou sua acusação por manuseio inadequado de segredos de governo de “abuso atroz de poder”, enquanto se dirigia a seus seguidores depois de se declarar inocente de várias acusações criminais graves na terça-feira.
“Hoje testemunhamos o abuso de poder mais malévolo e atroz da história de nosso país. É muito triste testemunhar algo assim”, disse Trump ao retornar de sua audiência de leitura de acusações em Miami para seu campo de golfe em Bedminster, Nova Jersey.
Trump tornou-se o primeiro ex-presidente a enfrentar um juiz por acusações federais. Ele se declarou inocente em um tribunal de Miami dezenas de acusações graves que o acusam de reter documentos confidenciais e ignorar as exigências do governo para devolvê-los.
A histórica audiência, que se concentrou nas acusações de que Trump manuseou de maneira inadequada os segredos do governo que deveria proteger em seu papel de comandante em chefe, deu início a um processo legal que ocorrerá no auge da campanha presidencial de 2024 e pode ter profundas consequências, não apenas para seu futuro político, mas também para sua liberdade pessoal. Trump se manifestou após comparecer à justiça em Miami, afirmando que a investigação é um abuso atroz de poder.
Trump enfrentou as acusações com sua característica atitude desafiadora, publicando ataques contra a procuradoria nas redes sociais enquanto seguia em caravana para o tribunal, e insistindo – como tem feito por anos em seus problemas legais – que ele não fez nada errado e que estava sendo perseguido por razões políticas.
Mas dentro da sala, segundo a imprensa americana, permaneceu sentado em silêncio, franzindo a testa e com os braços cruzados, enquanto um advogado declarava sua inocência em seu nome durante um breve processo que terminou sem a necessidade de entregar seu passaporte ou restringir sua liberdade de locomoção de alguma forma.
A leitura dos cargos, embora de maneira processual geral, foi o capítulo mais recente de uma série de acertos de contas este ano para Trump, que enfrenta acusações em Nova York relacionadas aos pagamentos que fez a uma atriz pornô para mantê-la em silêncio sobre a alegação de um caso extraconjugal durante a campanha presidencial de 2016, bem como investigações em curso em Washington e Atlanta devido a seus esforços para reverter os resultados das eleições de 2020.
Sempre em modo de campanha, rapidamente trocou a solenidade do tribunal pela festividade do Versailles, um emblemático restaurante cubano no bairro de Little Havana, onde seus simpatizantes o receberam cantando “Feliz Aniversário” para o ex-presidente, que completa 77 anos nesta quarta-feira. Os eventos consecutivos expõem a tensão que Trump enfrenta nos próximos meses, enquanto tenta equilibrar sua campanha com as visitas ao tribunal que fazem parte de seu status como alguém que foi formalmente acusado de crimes graves duas vezes.
The crowd at Bedminster sings Pres. Trump Happy Birthday.
“We’re going to make it the greatest birthday of all.” pic.twitter.com/6d5xAqqP3T
— Daniel Baldwin (@baldwin_daniel_) June 14, 2023