Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A capital belga foi palco de um protesto acalorado de agricultores nesta segunda-feira (26). Os manifestantes incendiaram pilhas de pneus e entraram em conflito com a polícia nas proximidades da sede da Comissão Europeia. As chamas provocaram uma densa coluna de fumaça e os manifestantes soltaram fogos de artifício. A polícia local tentou conter as chamas com canhões de água.
A tensão aumentou quando os agricultores bloquearam uma rua da cidade com seus tratores. As forças de ordem dispararam jatos de água na direção dos manifestantes, que responderam arremessando ovos e latas nos agentes.
Os manifestantes, que protestam contra as políticas agrícolas da União Europeia, tentaram romper outros bloqueios policiais, mas foram contidos. Aproximaram-se tanto do Conselho Europeu que era possível ouvir as buzinas dos tratores na área do edifício.
A polícia estimou que cerca de 900 tratores participaram da manifestação em Bruxelas. Os veículos chegaram a bloquear o acesso ao principal aeroporto da cidade.
Os protestos já duram semanas, a ponto de a UE ter enfraquecido diversas políticas ambientais do Acordo Verde para tentar acalmar os agricultores.
Entre outras reivindicações, os manifestantes desejam que a UE coloque um fim nos acordos de livre comércio.
ASSISTA:
Police are clashing with striking farmers in #Brussels
Protesters have brought farming equipment into the European Quarter, scattering grain on the road and breaking down fences that police have set up. The police respond by spraying the farmers' equipment with water cannons. pic.twitter.com/szZezxBCgG
— NEXTA (@nexta_tv) February 26, 2024