Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Surto de ‘febre do papagaio’ causa 5 mortes na Europa, alerta OMS

Surtos de uma infecção conhecida como “febre do papagaio” resultaram em cinco mortes na Europa, conforme anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença é causada pela bactéria Chlamydia psittaci (C. psittaci), geralmente proveniente de aves, conforme informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Aumentos nos casos foram registrados na Áustria, Dinamarca, Alemanha, Suécia e Holanda, começando no final de 2023 e continuando em 2024.

Cinco mortes foram reportadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Exposição a aves selvagens e/ou domésticas foi relatada na maioria dos casos”, destacou a OMS no anúncio.

“As infecções em humanos ocorrem principalmente por meio do contato com secreções de aves infectadas e estão predominantemente associadas àqueles que lidam com aves de estimação, trabalhadores de avicultura, veterinários, proprietários de aves de estimação e jardineiros em áreas onde C. psittaci é epizoótica na população nativa de aves.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os países estão investigando exposições nos casos e analisando amostras de aves selvagens originalmente coletadas para testes de influenza aviária.

“A Organização Mundial da Saúde continua monitorando a situação e, com base nas informações disponíveis, avalia o risco apresentado por esse evento como baixo”, afirmou o comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A condição é considerada rara nos Estados Unidos, afetando cerca de 10 pessoas por ano, segundo o Dr. Marc Siegel, professor clínico de medicina no NYU Langone Medical Center,

Quanto à propagação da doença, “a febre do papagaio pode se espalhar facilmente entre as aves quando estão em contato próximo ou confinadas em espaços pequenos”, disse Donal Bisanzio, PhD, epidemiologista sênior do RTI International.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora nem todas as aves infectadas apresentem sintomas, a maioria manifestará algumas mudanças comportamentais.

“As aves afetadas pela febre do papagaio frequentemente apresentarão redução do apetite, letargia, perda de peso, diarreia (geralmente com fezes amareladas), secreção ocular e problemas respiratórios,” disse Bisanzio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A febre do papagaio também é uma zoonose, o que significa que pode ser transmitida a humanos por aves infectadas”, acrescentou.

A maioria das pessoas é exposta ao respirar partículas de poeira transportadas pelo ar das fezes e secreções respiratórias de aves infectadas, que contêm a bactéria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O contato direto com as aves também pode transmitir a infecção.

Os mais vulneráveis incluem pessoas que têm aves ou trabalham de perto com aves de estimação, como funcionários de lojas de animais, trabalhadores de granjas avícolas ou veterinários, de acordo com Bisanzio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As pessoas podem ser expostas à bactéria causadora da doença ao lidar com aves infectadas ou limpar suas gaiolas”, disse ele.

Os donos de animais devem sempre fazer com que aves recém-adquiridas ou aves com sintomas da doença sejam examinadas por veterinários especializados em saúde de aves, recomendou o especialista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As fezes deixadas em comedouros de aves também podem ser uma fonte potencial de exposição.

“As pessoas devem ter cuidado ao limpar e repor comedouros de aves em áreas afetadas pelos surtos”, disse Bisanzio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A bactéria não foi encontrada para se espalhar através do cozimento ou consumo de aves.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Risco de surto humano é baixo, dizem os especialistas
Embora a C. psittaci tenha sido encontrada em outros pequenos mamíferos, incluindo cães, gatos, cavalos e répteis, as aves são as mais propensas a transmitir a bactéria para os humanos.

“Não é facilmente transferível de humano para humano, portanto, não causará um grande surto e depende da exposição a aves que a possuem”, disse Siegel.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Uma parte significativa dos casos relatados exigiu hospitalização devido a sintomas de pneumonia.”

Dada a raridade da transmissão de humano para humano, Bisanzio disse que a doença geralmente leva a pequenos surtos localizados em humanos, muitas vezes associados à exposição a aves de estimação ou selvagens.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Muitos casos relataram contato com aves selvagens, o que sugere um surto potencial de febre do papagaio na população de aves selvagens nas áreas afetadas”, disse ele.

Nos surtos europeus atuais, Bisanzio observou que mais informações são necessárias para entender melhor a fonte de exposição.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os países onde foram relatados surtos, assim como seus países vizinhos, devem intensificar a vigilância tanto de aves selvagens quanto de aves de estimação que possam entrar em contato com aves selvagens”, disse ele.

“Os médicos que atuam em áreas de surto e regiões com alto risco de transmissão devem estar cientes do risco potencial de exposição para indivíduos e incentivados a testar aqueles que apresentam sintomas que podem estar associados a doenças de papagaios.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Sintomas, diagnóstico e tratamento
Pessoas infectadas por C. psittaci geralmente apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, dor de cabeça, diarreia, tosse, dor muscular e fadiga, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os sintomas geralmente começam entre cinco e 14 dias após a exposição.

Se não tratada, a doença pode evoluir para pneumonia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A febre do papagaio pode ser diagnosticada coletando muco, sangue ou culturas de nariz e/ou garganta.

Após o diagnóstico, antibióticos podem ser receitados para tratar a infecção e aliviar os sintomas, segundo o CDC.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A maioria das pessoas se recupera totalmente, mas em casos raros, a infecção pode causar complicações, incluindo pneumonia, inflamação das válvulas do coração, hepatite e problemas neurológicos. 

Tratando com antibióticos, menos de um a cada cem casos é fatal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Últimas Notícias

O embate entre o bilionário sul-africano Elon Musk, proprietário da antiga plataforma de mídia social “X” (ex-Twitter), e o Supremo Tribunal Federal (STF) do...

Últimas Notícias

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou claro que não tolerará invasões de terras pelo Movimento...

mauro vieira mauro vieira

Últimas Notícias

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, posicionou-se em defesa da nota emitida pelo Itamaraty em resposta ao ataque do Irã a Israel, afirmando...

OAB saidinha OAB saidinha

Últimas Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) declarou apoio à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar um trecho da...

barco pará barco pará

Destaques

Uma embarcação com corpos foi descoberta no sábado (13) por pescadores no litoral do Pará. Segundo o capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton...

Últimas Notícias

A apresentadora Silvia Popovic foi vítima de um assalto na tarde de domingo (14), na região central de São Paulo. Em um vídeo publicado...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

Atualmente, há registros de paralisações em várias instituições de ensino superior e técnico do Brasil. Ao menos 48 universidades, 71 institutos federais e um...

Brasil

A cantora sertaneja Lígia Fernanda Gonçalves, também conhecida como Nanda Ferraz, de 34 anos, faleceu em um acidente de carro na Rodovia Vicinal Luiz...

Brasil

Uma mulher de 38 anos morreu afogada ontem, dia 14, na piscina de Machácara, em Limeira, no interior de São Paulo, enquanto participava da...

Últimas Notícias

Por Arthur Virgílio Prezado colega Celso Amorim.CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Li sua declaração, afirmando que o Irã dos aiatolás eunucos e misóginos “fez...

Brasil

Seis indivíduos foram detidos em flagrante no domingo (14), suspeitos de tentativa de fraude durante a realização de um concurso público em Vargem Grande...

Brasil

As intensas chuvas que afetam diversas regiões do Maranhão estão exacerbando o fenômeno das voçorocas em Buriticupu, localizada a cerca de 400 km de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit